Geral

Incubar para crescer

01/07/2021

13:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Dentro da UPF, na Incubadora de Empresas presente no Parque Científico e Tecnológico, negócios crescem e conquistam importantes aportes financeiros

Criada em 2015 com o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador e de base tecnológica, a Incubadora de Empresas da UPF é hoje um espaço que fomenta o crescimento e a evolução dos negócios instalados. Oferecendo estrutura e suporte, o setor tem ajudado empresas a ampliarem ações e conquistarem importantes aportes financeiros. Mas afinal, o que significa incubar uma empresa?

Se você tem uma ideia de negócio e precisa de um espaço para começar, é possível apresentar o projeto e, a partir da aprovação, fazer parte da Rede de Inovação Conecta UPF. Responsável pela Incubadora de Empresas, Daniela Colet, explica que com o ingresso, os empreendedores encontram espaço físico para a instalação, além de contar com consultorias individuais; workshops; intercâmbio com especialistas; networking entre empresas; auxílio na captação de recursos; suporte técnico e administrativo; e facilidade de acesso a equipamentos e infraestrutura laboratorial

De acordo com ela, a metodologia da incubação prevê o foco no desenvolvimento dos empreendimentos sob cinco aspectos: empreendedor, mercado, tecnologia, capital e gestão. “A entrada das empresas na Incubadora se dá através de processo seletivo, previsto em edital, onde o empreendedor apresenta o seu modelo de negócios para uma banca de avaliação. Essa metodologia está alinhada com as melhores práticas de incubação do país, desenvolvida por instituições e órgãos nacionais especializados no tema”, destaca.

A Incubadora de Empresas oferece um ecossistema de inovação pela interação entre diferentes empresas e oportunidades para obtenção de recursos para alavancar seus negócios. Um exemplo dessa interação surge por meio do UPF Parque. Integrante da Rede Gaúcha de Inovação e também da Anprotec, ele possibilita que as empresas incubadas se beneficiem pelo auxílio no entendimento e candidatura aos editais publicados em nível estadual e nacional.

Suporte para crescimento e evolução

Aplicativo está disponível para download no site da empresa

O objetivo da Incubadora de Empresas da UPF é criar condições favoráveis para apoiar e promover o desenvolvimento e o crescimento de empresas inovadoras, com projetos novos, tecnológicos e engajados com o futuro. 

Foi com esse viés que a empresa Agrare Tecnologia e Gestão no Campo deu início a sua caminhada dentro da UPF. Incubados há pouco mais de sete meses, eles conseguiram visibilidade e conquistaram recentemente o primeiro aporte de investimento. “O suporte vem de um investidor que viu grande potencial em nossa empresa e realizou investimento próprio. Ele ainda entrou como sócio na empresa, adicionando mais uma força para o crescimento da Agrare. Esse investimento irá nos proporcionar aumentar nossa equipe, além de acelerar o crescimento e escala do nosso principal produto que é o Agrare Gestor Rural”, ressalta o idealizador da empresa, Alex Becker.

Segundo ele, as consultorias e mentorias recebidas pelos colaboradores da UPF Conecta, ajudaram a equipe a alinhar processos e planejamentos e, assim, atingir a preparação para conseguir um investidor externo. “O principal diferencial em estar vinculado a um parque tecnológico é o fato de, além de estarmos muito mais próximo da inovação, nos possibilitar um grande networking, visibilidade e até mesmo uma análise diferencial nos processos de aceleração de startups, investidores e editais de inovação. Ademais, consultorias, mentorias e o baixo custo para empresa fazem muita diferença nessa caminhada inicial”, reflete.

Saiba mais e integre-se a Rede de Inovação

As empresas que desejam incubar no ecossistema de inovação da UPF podem acessar AQUI e preencher o formulário de inscrição para incubação. No site também consta o edital, com todas as informações e orientações para quem deseja empreender. 

Para Alex, que hoje é um incentivador para que mais empresas utilizem a Rede, um dos pontos que mais auxiliam na consolidação de uma ideia inovadora é estar em um lugar que permita uma visão ampla e dinâmica. “Somos adeptos da visão que se você quer inovar precisa estar em um ambiente que proporcione essa visão. E é justamente isso que o parque nos proporciona. Um ambiente de grandes empreendedores onde o principal ponto é o crescimento. Com isso, e através de todos diferenciais já citados, possibilita que qualquer pessoa que tenha uma ideia consiga tirar do papel e ter uma probabilidade muito maior em atingir o objetivo com sucesso”, reforça o empresário.

A Agrare está instalada no Módulo III do UPF Parque.