Pesquisa e Inovação

Hacka Inova Saúde: vencedores apostam em soluções tecnológicas focadas na gestão hospitalar

07/10/2022

10:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Leonardo Andreoli

Desenvolvido por meio do Programa Inova RS, iniciativa faz parte do projeto que visa transformar a região Produção e Norte do RS em referência nas áreas da saúde e agronegócio

Três grandes problemas, três ideias que podem transformar a saúde regional e, quem sabe, do Brasil. Esse foi o saldo do Hacka Inova Saúde, maratona de inovação focada em saúde pública realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) pelo Parque Científico e Tecnológico UPF Parque, por meio do Projeto Inovação em Saúde Pública do Programa INOVA RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Os projetos vencedores foram conhecidos na quinta-feira, 6 de outubro, após os pitchs de apresentação. Agora, os três serão pré-incubados no UPF Parque e ao longo de seis meses devem trabalhar para tirar essas ideias do papel. 

Solução para rotina de enfermeiros e técnicos em enfermagem

Ao longo de dois dias, os participantes do Hacka Inova Saúde, em sua maioria gestores e funcionários de instituições de saúde, passaram por uma verdadeira maratona onde foram desafiados a pensar em soluções para três grandes problemas: predição de doenças, gestão hospitalar e envelhecimento saudável. Essas demandas são resultado de um trabalho que vem sendo realizado há um ano pela equipe do projeto e foram mapeados a partir das dificuldades enfrentadas por mais de 130 municípios que compõem as regiões Produção e Norte do estado. “Durante um ano nós buscamos nos aproximar dessas cidades e trouxemos esses desafios que durante o evento foram colocados em ação para que a gente pudesse desenvolver soluções que logo cheguem à comunidade”, explica a coordenadora do projeto e gestora do UPF Parque Teo Girardi Foresti. 

Os três grupos vencedores desenvolveram soluções tecnológicas voltadas especialmente para o tema de gestão hospitalar. O grande vencedor foi o grupo Hostec, formado por funcionários do Hospital São José, do município de Sertão. O grupo desenvolveu a ideia de um dispositivo que ajude a gestão dos enfermeiros e técnicos em enfermagem dentro dos hospitais. Por meio de um sistema de bip, a solução criada por eles comunica a equipe de enfermagem a respeito das tarefas, sinalizando a urgência e as necessidades de deslocamento rápido ou acionamento de mais profissionais. A ideia é diminuir problemas como o deslocamento em excesso dos profissionais, as rotinas confusas dentro dos postos, além da ociosidade entre atendimentos e o retrabalho. 

De acordo com a gerente administrativa do Hospital São José e integrante da equipe Lúbia Tamires Rintzel, a solução foi pensada a partir da realidade que os profissionais vivem dentro das instituições de saúde. “A partir dessas realidades, fomos mapeando e vendo quais soluções poderiam ser levantadas, principalmente para atender nossos colaboradores, os enfermeiros e técnicos de enfermagem, que passam por um processo de desgaste ao longo do tempo, especialmente no pós-pandemia, então essa solução vem a casar muito bem com a nossa realidade”, conta. 

Para Lúbia, o resultado do trabalho desses dois dias foi magnífico. “Entramos com uma ideia geral, com muitas problemáticas, fomos afunilando, e conseguimos pensar em uma solução de um problema. Acreditamos que essa solução pode ser replicada em todos os hospitais do Brasil e vai trazer um ganho muito grande para o paciente e para os colaboradores”, comemora.

Além do grupo Hostec, outras duas equipes foram premiadas. A equipe Eccos, que ficou com o segundo lugar, desenvolveu um aplicativo baseado nas demandas pós-alta dos pacientes. Por meio do app proposto, instalado ainda durante a internação, o paciente recebe alertas com direcionamentos após sua saída do hospital, como orientações farmacêuticas, alertas sobre exames, além de direcionamentos para demais atendimentos necessários, como serviços de nutrição e fisioterapia, por exemplo. Em terceiro lugar, ficou o grupo Uninova que desenvolveu um aplicativo para conectar médicos e hospitais, cuja ideia é proporcionar aos médicos estrutura para realizar procedimentos e resolver o problema de baixa taxa de ocupação de leitos nos hospitais

As três equipes vencedoras receberam prêmios em dinheiro e agora passarão pelo processo de pré-incubação no UPF Parque. Durante seis meses, eles devem receber assessoria e mentoria para poder aperfeiçoar essas ideias. “Foram possibilidades, foram ideias que foram geradas com potencial sim de se tornarem modelos de negócio, com possibilidade de se desenvolverem a partir da pré-incubação que foi ofertada aos grupos e principalmente para poder atender essas necessidades regionais. Os grupos têm essa vontade de rodar um piloto para testar a ideia que foi desenvolvida durante esses dois dias”, destaca a professora Teo. 

Região referência em saúde e agronegócio

O Hacka Inova Saúde foi uma iniciativa inédita na região Produção e Norte do Rio Grande do Sul. A ação faz parte do Programa Inova RS, que visa transformar a região em referência em saúde e agronegócio. “O Hacka Inova Saúde é um evento inovador aqui na nossa região e esperamos que traga bons resultados e estimule o empreendedorismo e a inovação aqui, fazendo com que nós sejamos referência em inovação em saúde até 2030, como visa a nossa visão de futuro”, pontua a gestora de inovação e tecnologia da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do RS, Bárbara Fritzen.