Cultura

Grupos artísticos e exposições da UPF na Feira do Livro

05/11/2018

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A abertura da 32ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorreu na noite do dia 1º de novembro. A programação segue até domingo, 11 de novembro, no Bourbon Shopping. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é apoiadora cultural da Feira. “É tempo de leitura na capital da literatura” é o tema desta edição do evento. 

A UPF foi representada na solenidade de abertura pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva. A Big Band Comunitária UPF, projeto ligado à VREAC, realizou a apresentação de abertura da Feira. No sábado, 3 de novembro, o Grupo de Danças Folclóricas realizou uma apresentação. Também participam da programação o Coral (5/11, às 18h40min), o Grupo de Danças (5/11, às 20h), o Grupo de Choro (6/11, às 16h30min), a Orquestra de Câmara (8/11, às 16h30min) e o Núcleo Suzuki (8/11, às 17h45min).

A comunidade também está convidada a visitar o estande da UPF, onde estão disponíveis informações dos cursos e serviços da Universidade, entre outras atividades.

Exposições
A UPF também está com diversas exposições na Feira. Uma delas é a “Memória do olhar: registros fotográficos da saudade”, que é uma exposição de fotografias sobre o Cemitério Vera Cruz. O Grupo da Foto realizou a produção fotográfica a convite da equipe do Projeto Museu a Céu Aberto.

Outro destaque é uma homenagem às Jornadas Literárias e seus quase 37 anos de história, composta por obras, ilustrações e outras exposições realizadas durante a trajetória das Jornadas. Fotografias e objetos utilizados na programação da última Jornada compõem o cenário. Obras realizadas pelo curso de Artes Visuais da UPF também completam o espaço de exposições do evento. 

O público também pode conferir a Mostra: Passo Fundo em cartaz – Memória do cinema, que busca recordar memórias, objetos, filmes e artistas que integraram a intensa vida cultural no século XX, por meio do cinema. A Mostra é uma parceria do Instituto Histórico de Passo Fundo, do Arquivo Histórico Regional, do escritor e poeta Marcos de Andrade, da Secretaria de Cultura de Passo Fundo e das acadêmicas do curso de História da UPF Milena Moretto e Gabriela Luiza Magro.

Sobre a Feira
A 32ª Feira do Livro de Passo Fundo é uma promoção da Associação dos Livros de Passo Fundo, do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O evento funciona das 9h às 21h. Além da presença de escritores locais, regionais e de outros estados, a Feira abrange contação de histórias, sessões de autógrafos, bate-papos, palestras, shows, teatro, exposições, dança e música. 

Saiba mais sobre o evento e a programação completa na página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/feiradolivropf/).

Os homenageados da Feira:
Patrono: Luiz Coronel
Educadora Emérita: professora Maria Helena Bier Troglio
Homenagem póstuma: Gomercindo dos Reis
Amigo do Livro: Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gomercindo dos Reis

Autores:
Monja Isshin Havens; Nelio Tombini; Carlos Felipe de Mamam; Roberto Cruz; Kalunga; Felipe Shen; Maria Elisabeth da Silva Barbieri; Célia Diniz; Mary e Eliardo França; Rodrigo Lopes; Alexandre Brito; Marcos Rogerio Vaz Pinto; Luis Dill; Karin Fonseca Kestering; Tailor Diniz.