Pesquisa e Inovação

Gerenciamento de Projeto: uma oportunidade de qualificar o trabalho das organizações

06/04/2022

12:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Usada mundialmente, técnica de trabalho contribui com a organização e os processos de grandes, médias e pequenas empresas

Desenvolver um novo produto ou serviço, efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização, desenvolver ou adquirir um sistema de informações novo ou modificado, construir um edifício ou uma instalação, implantar um novo procedimento ou processo de negócio e conduzir uma campanha política. Esses são apenas alguns dos vários exemplos práticos de Gerenciamento de Projeto, técnica que é utilizada globalmente e sem distinção por corporações de bilhões de dólares, governos e pequenas organizações sem fins lucrativos com o intuito de auxiliar as empresas a atenderem as necessidades de seus clientes, padronizando tarefas rotineiras e reduzindo o número daquelas que poderiam ser esquecidas.

Segundo a coordenadora do MBA em Gerenciamento de Projetos – Conveniado com o PMI da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Me. Juliana Kurek, este tipo de ação assegura que os recursos disponíveis sejam alocados da maneira mais eficiente e eficaz, permitindo aos executivos seniores a perceber “o que está acontecendo” e “para onde as coisas estão indo” dentro das organizações. “A liderança em Gerenciamento de Projetos é uma habilidade altamente procurada como diferencial competitivo global para que novos projetos e desenvolvimento de negócios sejam completados no prazo e dentro do orçamento”, destaca.

A prática, conforme a docente, está sendo aplicada em muitas indústrias hoje, da construção e sistemas de informação para assistência médica, serviços financeiros, educação e treinamento. “Com esta expansão, as pessoas que dirigem projetos atualmente têm diferentes formações profissionais e acadêmicas e trazem diferentes níveis de experiência como praticantes do Gerenciamento de Projetos. Para se prepararem para os papéis de gerente de projeto ou de integrante de equipes de projeto, os indivíduos devem assimilar uma compreensão básica dos processos e das áreas de conhecimento que são comuns a todos os projetos”, comenta. Juliana.

Ela também relata que a equipe do projeto gerencia os trabalhos envolvidos nele, que geralmente envolvem: balanceamento de demandas conflitantes do escopo, tempo, custo, risco e qualidade do projeto; satisfação de diferentes interessados (stakeholders) com diferentes necessidades e expectativas; e alcance dos requisitos estabelecidos.

Participe da Aula Aberta do MBA em Gerenciamento de Projetos
De forma a oportunizar um evento sobre esse importante assunto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, neste sábado, dia 9 de abril, a Aula Aberta da terceira edição do MBA em Gerenciamento de Projetos. As atividades acontecerão no auditório do Laboratório Central de Informática (prédio B5), Campus I da Instituição, a partir das 8h45min.

A programação conta com recepção e espaço para network; palestra com o presidente do Project Management Institute do Rio Grande do Sul (PMI – RS), Alex Rosa, que abordará o tema "A importância da Gestão de Projetos para o Mundo"; e um case com o professor Ivan Brasil sobre "Vivências na Gestão de Projetos". Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer as ações do PMI na região, bem como o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, também coordenado pelo professor Me. Jeangrei Emanoelli Veiga, e que estará com condições especiais para matrículas.

Toda a comunidade está convidada a participar da Aula Aberta, que é uma parceria do MBA em Gerenciamento de Projetos da UPF com o PMI Project Management Institute (PMI®), que, atualmente conta com mais de 700 mil associados em 185 países que praticam e estudam Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações. As inscrições para os interessados devem ser feitas AQUI, gratuitamente.