Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
A atividade “Física na cozinha”, desenvolvida pelo curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), abriu a XII Semana Acadêmica de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa (PR), no dia 24 de setembro. A iniciativa, que integra o projeto de extensão “Ciência, comunidade e formação”, tem por objetivo discutir conceitos científicos relacionados a Ciências, tendo como eixo norteador o preparo de alimentos dentro de uma cozinha convencional, com os materiais e equipamentos eletrodomésticos que integram o cotidiano das pessoas. A ação foi concebida e é desenvolvida pelo professor Me. Álvaro Becker da Rosa e conta com o apoio para sua execução de professores e acadêmicos do curso de Física (licenciatura), além de estudantes do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
Rosa, ao preparar os alimentos, discute os conceitos científicos envolvidos, de modo a ilustrar e contextualizar esses conhecimentos. A interdisciplinaridade é a marca da iniciativa, que busca promover o entendimento de que atividades simples como preparar alimentos envolve conhecimentos de diferentes áreas, tais como Biologia, Química e Matemática, além da própria Física, aspecto central das discussões. O “Física na cozinha” tem sido desenvolvido em diferentes momentos e eventos na UPF e, dessa vez, ele foi realizado na XII Semana Acadêmica de Física da UEPG. No evento, foi montada uma estrutura que acompanha a atividade, na qual foram preparados alimentos e discutidos os conceitos científicos envolvidos.
O docente enfatiza a necessidade de se dispensar um olhar interdisciplinar sobre os mais diferentes eventos que circundam a vida cotidiana das pessoas e que o aspecto central que a atividade busca é mostrar que os conhecimentos são interdisciplinares e a importância da observação como busca pelo conhecimento. “Para exemplificar, menciono que a atividade inicia com o preparo de um chimarrão, no qual exploro a diferença de aquecimento da água em um fogão de indução e um fogão a gás e explico questões como o funcionamento de cada um desses fogões, enfatizando, no caso do de indução, o tipo de chaleira que devo utilizar, e, no caso do fogão a gás, a forma como o gás é armazenado e liberado no botijão. A seguir, já iniciamos pelas discussões envolvendo o ato de sugar e a forma como o corpo humano se estrutura frente a essa redução de pressão. Esse é um exemplo simples e que mostra a presença de conhecimentos de Física, Química e Biologia”, conta Rosa, complementando que várias outras atividades são realizadas e discutidas, incluindo questões de economia, como a utilização da panela de pressão e a redução mensal no consumo de gás.
A atividade contou com o apoio da professora Dra. Cleci Werner da Rosa, docente do curso de Física da UPF, que acompanhou o professor Álvaro. O projeto de extensão “Ciência, comunidade e formação” é coordenado pelo professor Dr. Luiz Marcelo Darroz. Outros eventos estão agendados para a realização das atividades, inclusive em escolas da região de Passo Fundo.
Notícias relacionadas