Extensão

Feira Ecológica UPF celebra 24 anos na Mateada Solidária

24/05/2022

14:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto de extensão Feira Ecológica UPF, entre alguns de seus objetivos, preza por fomentar a economia solidária e incentivar práticas de produção e consumo sustentável; promover a formação acadêmica integral, considerando a transversalidade entre ensino, pesquisa e extensão; e sensibilizar os atores externos e internos para a internalização de práticas de educação socioambiental e da economia solidária. A convite da Coonalter e Cáritas Arquidiocesana, entidades parceiras do projeto, a Feira integrou a programação da Mateada Solidária. O evento, que ocorreu no sábado, 21 de maio, na praça Ir. Maria Catarina, celebrou os 24 anos da Feira.

Na ocasião, estiveram presentes professores e acadêmicos dos projetos de extensão Acampamento da Criança com Diabetes; Balcão do Consumidor; ComSaúde; Feira Ecológica UPF; Promovendo Saúde e Qualidade de Vida; UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa; VivA!Emau - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA). Eles prestaram informações e orientações à comunidade ligadas à saúde, sustentabilidade, alimentação saudável e direitos do consumidor. Também realizaram pesquisas que possibilitaram a interação entre produtores, consumidores, docentes, estudantes e entidades. Houve ainda degustação dos produtos comercializados pelos feirantes e distribuição de receitas com produtos da safra, que envolveram pão de batata doce e croquete de pinhão.

Segundo a coordenadora do projeto Feira Ecológica UPF, professora Me. Maria Elena Amaral Ferreira Bueno, eventos como este são um exemplo de que a extensão universitária está mostrando para a população o seu trabalho e preocupação com as questões sociais do território.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Dr. Rogerio da Silva, e a diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Dra. Cleide Fátima Moretto, acompanharam as atividades.

Comemoração de aniversário
A Mateada Solidária também celebrou os 60 anos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, os 15 anos do Projeto TransformAção, os 36 anos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) e a Semana Nacional do Alimento Orgânico.