Cultura

Exposição “Viva a língua viva” conecta ciência, sociedade e educação linguística

04/08/2025

09:36

Por: Assessoria de Imprensa

No último dia 30 de julho, foi realizada a abertura da exposição “Viva a língua viva”, no hall do auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I. A mostra é resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Letras, na disciplina de Sociolinguística, ministrada pela professora Patrícia Valério, durante o semestre 2025/1.

A proposta da exposição nasce de um estudo teórico com foco na popularização da ciência, promovendo reflexões acessíveis sobre temas como as relações entre língua, uso e sociedade, variação e mudança linguística, norma e uso, além do combate ao preconceito linguístico. O objetivo é desmistificar noções de “certo e errado” na linguagem, reforçando que a língua é viva e está em constante transformação.

A atividade integra ações de curricularização da extensão, vinculando-se ao projeto de extensão Linguagens e Práticas Sociais, do P4. O desenvolvimento do material contou com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e financiamento por meio de Edital da Fapergs, fortalecendo a relação entre graduação e pós-graduação.

A exposição segue aberta a visitação ao longo do semestre, incluindo a programação do evento EducadoreZ, que deve reunir cerca de 500 estudantes de cursos de magistério no dia 14 de agosto. Toda a comunidade acadêmica e externa está convidada a prestigiar a mostra e refletir sobre os sentidos e usos da linguagem na sociedade.
 

INSCREVA-SE