Cultura

Seminário destaca trajetória da UPF na Rede UNITWIN UNESCO – Cátedra “A Cidade que Educa e Transforma”

18/11/2025

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Guilherme Severo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 17 de novembro, o seminário “Percursos da UPF na Rede UNITWIN UNESCO – Cátedra A Cidade que Educa e Transforma”, realizado no espaço Collab do UPF Parque. O encontro reuniu professores, pesquisadores, estudantes e representantes de diferentes Programas de Pós-Graduação e projetos de extensão, fortalecendo o diálogo sobre o papel da cidade como território educador.

A atividade integrou as ações da Rede UNITWIN/UNESCO, da qual a UPF é membro fundador ao lado de instituições de países de língua portuguesa, como Brasil, Portugal e Guiné-Bissau. Coordenada pela professora Adriana Bragagnolo, a Cátedra reúne universidades comprometidas com a criação de espaços educativos inclusivos, sustentáveis e participativos, reafirmando a cidade como agente ativo na formação humana e cidadã.

O encontro teve como principais objetivos  apresentar o percurso da UPF na rede internacional, com ênfase nas ações desenvolvidas desde 2023 em diálogo com a comunidade; debater vivências e reflexões envolvendo ensino, pesquisa e extensão, destacando metodologias inovadoras que fortalecem a educação em e com o território; e consolidar articulações entre grupos e projetos vinculados à Cátedra, incentivando ações colaborativas e interinstitucionais.

Durante o seminário, a professora Adriana Bragagnolo destacou o caráter colaborativo da iniciativa. “Este é um espaço de construção conjunta. A Cátedra reúne 20 instituições que compartilham a compreensão de que a cidade educa, transforma e participa da formação cidadã. Nosso encontro busca integrar experiências, fortalecer ações e planejar os próximos passos”, afirmou.

O evento também apresentou os diferentes projetos e Programas de Pós-Graduação (PPGs) que integram o trabalho da Cátedra na UPF, e encerrou com um debate coletivo, voltado à construção de articulações, ao alinhamento de metodologias e ao planejamento de novas ações que ampliem o impacto social da Cátedra e consolidem a participação da UPF na Rede UNITWIN/UNESCO.
 

INSCREVA-SE