Ensino

Exposição “Torna-te quem tu és” dá visibilidade à população transexual

27/05/2019

18:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Construída coletivamente, a mostra de fotografias está exposta no hall do prédio da Reitoria da UPF

A partir de uma sessão de fotos com o objetivo de trabalhar a autoestima em pessoas transexuais nasceu a exposição “Torna-te quem tu és”, que pode ser visitada no hall do prédio da Reitoria, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). A mostra, construída coletivamente, reúne fotos de participantes do Grupo de Apoio Transformando F64, do Centro de Referência de Saúde da Mulher e de Saúde da População LGBTI e foi articulada com o apoio dos projetos de extensão da UPF ComSaúde e Agência de Artes Visuais, do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Grupo da Foto. 

O objetivo da exposição é o de informar sobre a transexualidade e ao mesmo tempo falar de autoestima, dando visibilidade a estes temas de forma conjunta, aproximar as pessoas como seres humanos que são, falando de diferenças e semelhanças e da diversidade da raça humana. A população transexual é a mais vulnerável a questões relacionadas a autoestima, devido a construção e identificação de gênero, ao processo transexualizador por qual passa e infelizmente também pela discriminação e violência que passa. 

Coordenadora da Agência de Artes Visuais, que fez a curadoria e a montagem da exposição, a professora Mariane Loch Sbeghen destacou que a exposição é uma forma de sensibilizar e ao mesmo tempo trabalhar a autoestima da população transexual. “Essa exposição mostra um pouco desse desafio de se mostrar, de olhar para si. A gente precisa exercer esse ato de se olhar como eles fizeram”, pontuou. Além das fotos, o grupo também escreveu uma carta em que relata as dificuldades do processo de transição e de aceitar sua própria imagem, e um poema, que também faz parte da exposição. 

A exposição foi montada inicialmente durante o XXI Congresso Gaúcho de Educação Médica, que ocorreu nos dias 17 e 18 de maio na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo e teve como temática os "Desafios da Educação Médica frente a Diversidade".

 

INSCREVA-SE