Extensão

Exposição apresenta resultados do projeto Relendo Passo Fundo

18/10/2018

15:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Até a próxima semana, o projeto de extensão Viva!Emau, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), promove uma exposição com fotos tiradas durante o “Relendo Passo Fundo – Capítulo V”, que ocorreu em maio de 2018 no bairro Jaboticabal. As fotos estão expostas no saguão do prédio V2 (nova Fear), no Campus I da UPF. 

A exposição reúne imagens do trabalho desenvolvido com os estudantes do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Fredolino Chimango em preparação à caminhada que constitui o resultado final do evento no dia 5 de maio. Nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, os estudantes visitarão a exposição e participarão de atividades especiais. 

O “Relendo Passo Fundo”, em sua quinta edição, iniciou uma série de percursos de reconhecimento e recolha sobre os bairros da cidade. O primeiro deles foi o bairro Jaboticabal. O evento, que sempre teve como pretensão possibilitar o resgate de memórias e a construção de significados com base em percursos urbanos, aplicou uma metodologia diferenciada com intensa participação dos moradores do bairro na preparação da caminhada, por meio da seleção de espaços e edificações significativos, o que resultou em um mapa colaborativo-afetivo.

Esse processo de aproximação da comunidade e de sua história durou cerca de um mês, com encontros semanais envolvendo os alunos da Escola, que redundou em um percurso construído coletivamente, com muitas escutas de estudantes e de seus familiares, numa redescoberta e revalorização da história do bairro, uma história de luta, de resistência e também de muita alegria. A riqueza dessa experiência foi registrada de muitos modos e a exposição tem o objetivo de compartilhar as emoções vividas nesse processo de encontro e de descoberta.