Pesquisa e Inovação

Estudo Covid-19: oitava etapa de testes rápidos é neste final de semana

02/09/2020

09:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nesta etapa, 4,5 mil pessoas serão testadas, sendo 500 só em Passo Fundo. A seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por meio de um sorteio aleatório

A próxima etapa de testes rápidos e entrevistas da pesquisa Epicovid19-RS, que estima a prevalência de coronavírus na população gaúcha, será realizada nos dias 5 e 6 de setembro. Nesta oitava etapa, o objetivo é realizar 4,5 mil testes, sendo 500 somente em Passo Fundo. O trabalho ocorre em nove cidades do estado: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Governo do Estado, e em Passo Fundo o estudo é realizado com o auxílio de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Imed e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

A seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por meio de um sorteio aleatório, em cada município, utilizando os setores censitários do IBGE como base. Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.

Os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde, têm o cartão de identificação do estudo e usam equipamentos de proteção individual (EPIs): máscaras, aventais, sapatilhas, luvas (todos descartáveis) e óculos de proteção. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. Em caso de dúvida, os participantes podem entrar em contato com a Brigada Militar ou a Guarda Municipal para confirmar informações sobre a abordagem às casas.

Sobre o estudo
O estudo conta com a parceria de doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle). Os financiadores do projeto são a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Os resultados serão divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.