Ensino

Estudante de Medicina da UPF fica em 3º lugar em Olimpíada Brasileira de Anatomia

15/07/2019

08:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desafio contou com a participação de sete mil inscritos

A acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) Mylena Bruschi conquistou o 3º lugar na 4ª Olimpíada Brasileira de Anatomia Elsevier. O concurso é uma competição que visa incentivar o estudo de anatomia humana entre estudantes e professores de anatomia das áreas da saúde, estimular a curiosidade sobre o tema, proporcionar o aprimoramento, desenvolver a capacidade de estudo e promover a atualização do conhecimento e difusão por meio do desenvolvimento de jovens talentos em anatomia humana. A 4ª Olimpíada Brasileira de Anatomia Elsevier contou, inicialmente, com a participação de sete mil inscritos. Os candidatos realizaram provas on-line em cada fase do concurso, e os melhores colocados avançaram para as etapas seguintes.

A fase final da Olimpíada reuniu cinco finalistas, dentre eles Mylena, que realizaram uma prova na quinta-feira, 11 de julho, em São Paulo. Conforme ela, a fase final, presencial, foi completamente diferente, já que as questões eram integradas em um sistema de imersão em realidade virtual, por meio do qual era visualizar o corpo humano em 3D utilizando um óculos de VR (realidade virtual). “Participar da Olimpíada Brasileira de Anatomia foi uma experiência extremamente especial, já que tenho uma paixão enorme pela anatomia. Essa matéria desperta em mim um grande interesse desde o início da faculdade; por isso, nunca deixei de estudar e ingressei na monitoria há quase dois anos. O corpo humano é algo simplesmente fantástico; as ramificações infinitas de cada artéria, a emergência dos nervos, a inserção dos músculos para a realização conjunta de movimentos, o funcionamento das valvas cardíacas, a relação dos órgãos uns com uns outros. Estudar isso é algo incrível para mim. Através da Olimpíada, eu pude aprender muito e pude também me apaixonar ainda mais por anatomia, e sou muito grata por isso”, ressalta.

Pela 3ª colocação, a estudante recebe como prêmio um novo Kindle com tela sensível ao toque e Wi-Fi, 8ª geração, além de alguns livros.  O acadêmico do curso de Medicina da UPF Rodrigo Fichbein Marcon também ficou entre os cinco classificados da fase final. No entanto, ele não participou da prova em função de um curso que ocorreu no mesmo dia.