Ensino

Estudante de Jornalismo está entre os vencedores do projeto Primeira Pauta

16/10/2019

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Instagram GaúchaZH e Camila Guedes

Camila Pellin participará de uma semana de imersão na Redação Integrada de GaúchaZH

A acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Camila Pellin é uma dos cinco vencedores do projeto Primeira Pauta. Realizado pelo jornal Zero Hora, o concurso, que possibilitará uma semana de imersão na redação para estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul, anunciou os ganhadores na terça-feira, 15 de outubro, na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre.

O anúncio foi feito durante o Seminário Primeira Pauta, o qual reuniu os 15 finalistas do projeto, que puderam conversar com os repórteres, editores e gestores, além de conhecer a Redação Integrada de GaúchaZH. Camila produziu um conteúdo multimídia referente à “Boca Maldita”, sociedade civil criada no ano de 1982 em Passo Fundo. “Estou muito feliz por ter sido escolhida. A expectativa sempre é grande, mas a gente nunca imagina que o resultado realmente virá. No total, foi mais de um mês de produção dos materiais. Tive muito a ajuda dos professores do curso. Eles foram essenciais, pois me apoiaram em todas as etapas, desde a definição da temática, passando pela revisão do trabalho, até a minha ida a Porto Alegre. Algo que também contribuiu foi a experiência obtida durante um seminário promovido pelo Jornalismo da UPF no qual produzimos uma reportagem sobre o mesmo tema para os formatos de telejornalismo e mídia sonora. Isso me auxiliou durante o processo do Primeira Pauta ZH. Em sala de aula, somos desafiados a pensar o mesmo conteúdo para diferentes formatos, e foi basicamente isso que o concurso solicitou”, relata a estudante.

A vitória permitirá que ela e os demais ganhadores vivenciem, de 28 de outubro a 1º de novembro, uma semana de imersão na Redação Integrada de GaúchaZH, com várias atividades jornalísticas. “A experiência já está sendo muito boa, pois não é só o resultado final que conta para a minha vida profissional, e todo o processo de produção extraclasse realizado foi essencial para a minha trajetória como futura jornalista. A vivência no jornal será incrível. Nós, os cinco vencedores, produziremos uma pauta e iremos conviver numa grande redação composta de profissionais renomados que admiro, em um dos maiores jornais do estado”, comenta Camila.

Fruto de dedicação e esforço
Para a coordenadora do curso de Jornalismo da UPF, professora Me. Maria Joana Chiodelli Chaise, a conquista da estudante é fruto de muita dedicação e esforço, de compreensão do jornalismo como elemento de mediação social, de narração de boas histórias e de produção multimídia. “Enquanto coordenadora, fico muito feliz por perceber que estamos ensinando esses elementos na graduação e que nossos alunos têm condições e competência de vencerem concursos como o Primeira Pauta, altamente disputado por alunos do estado todo”, salienta.

A reportagem de Camila sobre a “Boca Maldita” para o Primeira Pauta pode ser conferida aqui. Além dela, venceram o concurso: Henrique Tedesco Abrahão, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Isabel Linck Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Darlan Fagundes Witchaki e Erika Dal Carobo Viana, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Vestibular de Verão 2020
Reconhecida como uma das melhores universidades privadas do Brasil pelo Ranking Universitário da Folha e tendo conquistado 57 cursos estrelados no Guia da Faculdade, promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação, a UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2020. No total, 57 cursos estão sendo oferecidos, e o curso de Jornalismo está entre eles. Quer vivenciar uma experiência como a da Camila? Acesse vestibular.upf.br.

Galeria de Vídeos