Ensino

Especializações e MBA oportunizam mais valorização aos profissionais

03/02/2023

11:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Cursos de pós-graduação lato sensu fazem com que o pós-graduado obtenha ascensão na carreira e ganhe mais

Cursar uma especialização ou um MBA significa não somente se aperfeiçoar em uma determinada área e obter conhecimentos mais profundos sobre ela, mas também é uma possibilidade de se destacar no mercado de trabalho e ser mais valorizado financeiramente e profissionalmente.

De acordo com o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Me. Marcos José Brusso, o profissional pós-graduado se diferencia dos demais por adquirir informações mais aprofundadas a respeito dos assuntos estudados e por conquistar vagas nas empresas com mais facilidade. “O estudante da graduação sai muito generalista da grande maioria dos cursos, que trabalham dentro de uma área ampla, contemplando uma formação que tem que ser bem generalista e não dá profundidade em algumas áreas específicas. E esse é o objetivo de uma especialização: o especialista irá se especializar em uma sub-área dentro da área do conhecimento e assim vai se tornar um profissional mais qualificado”, comenta.

Por ter essa qualificação, quem é pós-graduado tem mais chances de permanecer no mercado de trabalho, pois, segundo Brusso, as organizações tendem a substituir mais profissionais que são generalistas do que aqueles que são especialistas. Além disso, a formação proporcionada por uma especialização e MBA permite que o profissional seja mais reconhecido no que se refere ao seu salário. “Há pesquisas que apontam que em média o profissional pós-graduado pode ganhar até 100% comparado com aquele que não tem pós-graduação”, destaca o docente.

O professor ainda complementa que os especialistas podem conquistar cargos mais altos na carreira. “Por exemplo, outro estudo, do site vagas.com, mostra que 70% das vagas cadastradas na plataforma relativas à cargos de gestão e chefia nas empresas exigem uma pós-graduação. Então quem deseja ter uma ascensão profissional, fazer uma especialização ou MBA é muito importante”, ressalta.

Faça uma pós na UPF
Atenta às demandas que o mercado de trabalho exige, a UPF está com matrículas abertas para cursos de pós-graduação lato sensu. Como conta Brusso, as especializações e MBA são ofertados nas modalidades de ensino presencial e híbrido, possuem projetos pedagógicos atualizados, que acompanham as várias tendências, como a da ciência, do conhecimento científico e das metodologias para o ensino, e promovem muito networking.

Os cursos disponíveis contemplam diversas áreas. Confira mais informações das especializações e MBA e faça a sua matrícula:
- Especialização em Ciências Criminais e Advocacia na Prática;
- Especialização em Análises Clínicas;
- Especialização em Atenção Multiprofissional em Autismo;
- Especialização em Estética e Cosmetologia Avançada;
- Especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica;
- Especialização em Gastronomia;
- Especialização em Motricidade Orofacial;
- Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental;
- MBA em Agronegócio, Gestão e Competitividade;
- Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia;
- Especialização em Inspeção, Tecnologia e Ciência dos Alimentos de Origem Animal (3ª edição);
- MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (22ª edição);
- Especialização em Inovação e Segurança dos Alimentos;
- MBA em Marketing e Gestão de Negócios (6ª edição);
- Especialização em História e Gestão de Acervos;
- Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa;
- Especialização em Patrimônio Espeleológico.

Outros detalhes em upf.br/pos.

Pós on-line
Além destas formações, a UPF oferece mais de 200 cursos à distância, em diversas áreas do conhecimento, sendo que mais de 30 são ofertados de forma inédita pela Instituição, com foco no mercado de trabalho. Eles são divididos pelas áreas de Agricultura e Veterinária; Ciências Sociais, Serviços e Outros; Ciências, Exatas e Tecnologia; Comunicação, Artes e Humanidades; Direito; Educação; Engenharia e Arquitetura; Negócios/MBA;  e Saúde, Esporte e Estética.

Conheça todas as opções em posonline.upf.br.