Extensão

Equipe do Balcão do Trabalhador/Soledade realiza visitas técnicas

16/10/2019

17:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A equipe do Balcão do Trabalhador/Soledade, coordenada pela professora Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial, visitou o Presídio Estadual de Soledade e o Sine/FGTAS no dia 14 de outubro. O Balcão é um programa de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF).

O presídio de Soledade está superlotado, situação que preocupa autoridades do estado. A capacidade dele é para 92 presos, mas abriga 231 apenados. Apesar da situação, a equipe do Balcão do Trabalhador/Soledade, em parceria com o Sine/FGTAS, atua para possibilitar aos apenados –  que estão em condições de retirar-se do regime fechado e sem carta de emprego – uma colocação no mercado. A ação propicia a inserção em alguma vaga de trabalho para 30 apenados.

A parceria também visa levar a esse público oficinas e cursos gratuitos que irão contribuir para uma futura reinserção na sociedade, assim como na profissionalização, para melhorar as oportunidades daqueles que terão sua liberdade concedida. A equipe do Balcão do Trabalhador colabora, também, no auxílio na procura de empregos, levando em consideração o fato de que a grande maioria não possui experiência no mercado de trabalho, nem currículo. Essa parceria beneficiará não apenas detentos, mas sim a sociedade como um todo, gerando mão de obra capacitada e oportunidades àqueles que deixam o regime carcerário.