Ingresso

Engenharias: conheça todas as opções da UPF

17/01/2024

09:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Universidade oferece oito cursos de engenharia nas mais diversas áreas do conhecimento

O campo das engenharias é tradicionalmente um dos mais procurados pelos estudantes do país e da nossa região. A demanda por profissionais engenheiros sempre é alta, tanto no setor privado quanto público. Diversas áreas dependem da criação e do acompanhamento de um(a) engenheiro(a), desde a produção alimentícia até a construção civil, por exemplo.

Na Universidade de Passo Fundo (UPF) as engenharias têm destaque: são oito opções de cursos nas mais variadas áreas, e todos possuem alta qualidade de ensino e uma das maiores infraestruturas para ensino da região, com laboratórios de ponta, projetos de extensão e uma grande gama de pesquisas.

Hoje, trouxemos um resumo de todos os cursos de engenharia da UPF. Leia abaixo!

Engenharia de Alimentos
O curso prepara os estudantes para serem profissionais capazes de desenvolver novos alimentos e processos, com foco na saúde da população e na sustentabilidade social, econômica e ambiental. O profissional de Engenharia de Alimentos é o responsável por garantir a qualidade dos processos de produção na indústria alimentícia, produzir e desenvolver novos alimentos e garantir a qualidade dos produtos. O campo de atuação é grande: pode atuar na indústria alimentícia, de insumos e na fiscalização, por exemplo.

Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia Biomédica
O curso de Engenharia Biomédica tem o objetivo de capacitar o profissional para desenvolver projetos, tecnologias inovadoras e fabricar dispositivos eletrônicos para diagnósticos, tratamento e prevenção de doenças, além de otimizar sistemas e processos diagnósticos ou terapêuticos. Durante a graduação, o estudante irá desenvolver equipamentos médicos, projetar a estrutura dos equipamentos, montar e fazer a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos, além de muitas outras atividades.

Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia Civil
A Engenharia Civil da UPF prepara os acadêmicos para a execução de obras, projetos arquitetônicos, estruturas de diversos materiais, infraestrutura viária e urbana, planejamento, gestão e orçamento de obras, dentre muitas outras atribuições. Desde o início do curso, os futuros engenheiros entram em contato com elementos da prática profissional, com um ensino baseado em projetos que possibilitam experimentar e conhecer as técnicas da área, que podem ser colocadas em prática em diversas estruturas dentro da Universidade.

Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia de Computação
A graduação agrega conhecimentos das áreas de Computação e Eletrônica e capacita os estudantes para projetar e desenvolver sistemas de computação com ênfase em áreas que exijam integração entre software e hardware. Em sua formação, você receberá a fundamentação em Computação, Matemática e Eletrônica e conhecimentos específicos em linguagens de programação, micro controladores, sistemas operacionais, redes de computadores, robótica, automação e controle digital.


Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia de Produção
O curso vai formar você para atuar nos diversos setores produtivos, tanto na indústria como em serviços. A Engenharia de Produção forma profissionais capacitados para gerir processos de produção e implementação de novas tecnologias em empresas, por exemplo. Na empregabilidade, o profissional poderá atuar em diversas áreas, como hospitalar, mecânica, logística e agrícola.



Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia Elétrica
O curso prepara os estudantes para se tornarem especialistas em eletrotécnica, eletrônica, sistemas embarcados e tecnologia elétrica. Durante a graduação, o aluno terá uma base sólida em matemática, física, circuitos eletrônicos, sistemas digitais, automação, integração de hardware e software e muito mais.





Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia Mecânica
Um profissional de Engenharia Mecânica atua em diversas áreas, como planejamento, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos. O ramo da engenharia mecânica permite que o profissional desenvolva suas habilidades em uma gama diversificada de empresas, como a indústria automotiva, naval, aeroespacial, peças, energia, agricultura, transportes e muitas outras.




Conheça o curso clicando aqui.


Engenharia Química
O curso de Engenharia Química da UPF possibilita que o estudante tenha conhecimentos em muitas áreas, como a matemática, física, gestão e pesquisa. Um profissional de Engenharia Química pode atuar em muitas áreas, como transformação de matérias químicas, laboratórios, indústria alimentícia, indústria química e petroquímica, farmacêuticas, têxteis, cosméticas e diversas outras.



Conheça o curso clicando aqui.

Por que estudar na UPF

A UPF é sinônimo de excelência no ensino superior. A Instituição é conceito máximo (nota 5) no Mec, e está em 12º no ranking das melhores universidades privadas do Brasil. No RS, a UPF é a 9° melhor universidade e a 4° melhor entre todas as instituições privadas, de acordo com o levantamento RUF 2023.

Além da qualidade no ensino, você também pode ser beneficiado por uma bolsa ou financiamento dos seus estudos. Conheça todas as opções de bolsas, descontos, financiamentos e convênios clicando aqui.

Formas de ingressar na UPF

O período de ingresso nos cursos de graduação da UPF está aberto, e você pode escolher a opção mais adequada para você:

Prova de redação online
Realize a sua inscrição pelo site upf.br/ingresso, siga as orientações e faça a prova de redação onde e quando preferir.  A Universidade disponibiliza gratuitamente seus laboratórios de informática aos candidatos que preferirem realizar a prova na estrutura da UPF; para isso, é necessário agendar a utilização pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.

Nota de redação do Enem
Podem ser aproveitadas as notas da redação do Enem a partir de 2010. A inscrição também deve ser realizada pelo site upf.br/ingresso, e o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar no processo seletivo.

Transferência, reingresso, reabertura de matrícula e seleção simplificada
Quem já começou um curso superior, na UPF ou em outra instituição, e quer retomar a mesma graduação ou ingressar em uma nova área, pode ser aluno UPF via ingresso especial. Ao optar pelo ingresso especial, o estudante garante 50% de desconto na matrícula, além de outras possibilidades de descontos nas mensalidades. Acesse upf.br/ingresso e confira mais detalhes.

Ainda tem dúvidas?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual área deseja seguir ou quer conhecer mais a estrutura da Universidade de Passo Fundo, fale com a Sofia pelo WhatsApp (54) 9 8432-7194 ou clique aqui para ser direcionado na conversa.

Com o atendimento online, você pode conhecer mais sobre a grade curricular, os professores e, se quiser uma imersão completa, tem a possibilidade de agendar uma visita presencial nos cursos, conhecendo as salas de aulas, os laboratórios e o campus da UPF.