A Engenharia Química também é conhecida como a Engenharia Universal, todos os objetos e materiais ao seu redor têm ou tiveram a atuação de um engenheiro químico. O curso da UPF alia a teoria com a prática, com muitas aulas práticas já desde o primeiro semestre. Você será constantemente incentivado a se inserir nos grupos de pesquisa e participar de atividades como a iniciação científica, simpósios, palestras e congressos. Você também poderá participar de processos seletivos de estágios e trainees. Vem ver!

Você preparado!

  • A sua formação terá caráter generalista, preparando você para atuar nos mais diversos segmentos industriais, regionais e nacionais. A associação da teoria e da prática, com professores em constante formação, permite uma sólida formação técnica. Você estudará os conceitos básicos e aplicados em processos industriais de transformação de matérias-primas, tais como destilação (processamento de petróleo, obtenção de etanol), reações de formação de polímeros, processos de secagem, extração (extração do óleo de soja e todos os processos subsequentes para a produção do biodiesel), entre muitos outros. 

Você seguro!

  • Você estará seguro para utilizar os conhecimentos adquiridos no seu processo de formação para atuar nos diferentes processos de transformação química, em conformidade com as exigências atuais de inovação tecnológica, embasado em na sua formação técnica e científica em engenharia. Há oportunidades de atuação profissional, inclusive na nossa região, na área de biocombustíveis, cosméticos, metalmecânica, alimentos, projetos, tratamento de resíduos, entre outras.  

Você capacitado!

  • Você será capacitado em um curso cujo principal diferencial é a infraestrutura. São dezenas de laboratórios bem equipados e disponíveis já a partir do primeiro semestre. Alguns laboratórios têm equipamentos em escala de bancada, que simulam os equipamentos industriais, como torres de destilação, reatores químicos, equipamentos de filtração e troca de calor. Além disso, você poderá contar com toda a infraestrutura disponível no UPF Parque, com equipamentos modernos e acessíveis aos alunos para o desenvolvimento dos seus trabalhos ao longo do curso.

 

 

Quer exemplos na prática? Temos também!

  • Atividades práticas em aula nos laboratórios específicos do curso, como os laboratórios de operações unitárias e processos químicos;
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão através de programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica;
  • Inserção em laboratórios de pesquisa;
  • Interação com alunos de pós-graduação, estudantes e egressos do curso;
  • Simulação de processos da indústria química através de softwares e com uso de dados experimentais;
  • Interação com a indústria, através de estágios curriculares e extracurriculares;
  • Intercâmbios estudantis com instituições nacionais e internacionais.
  • Utilização da infraestrutura do UPF Parque – espaço de inovação científica e tecnológica.

Você pode ir mais longe!

  • A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades. 

 

O Universo UPF não para por aí!

  • Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

 

 

 

Quer saber mais sobre o curso: Acesse aqui.
Queremos que você faça parte da nossa Universidade! Inscreva-se!

Bolsas e Financiamentos

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF