Geral

“Empreender significa ser protagonista”

06/03/2020

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Inovação foi o foco do 9º Fórum do Jovem Cooperativista, na 21ª Expodireto Cotrijal

“Eu vim convidá-los a pensar: será que vocês precisam ocupar um papel mais ativo?”. Foi a partir deste questionamento que o executivo da Rede de Inovação Conecta UPF Giezi Schneider deu início a palestra que abriu o 9º Fórum do Jovem Cooperativista, realizado na manhã desta sexta-feira, 6 de março, na programação da 21ª Expodireto Cotrijal. Com o tema “Inovação: qual é o meu lugar nisso tudo!?” o executivo conversou sobre o questões como empreendedorismo e tecnologia a jovens de diferentes lugares. 

Trazendo diferentes exemplos de inovação, Schneider provocou os jovens a pensarem sobre seu lugar no mundo de forma a contemplar questões práticas no seu dia-a-dia. “Acho muito legal a gente terminar a semana em um encontro de jovens porque isso dá uma perspectiva de futuro. E o primeiro passo para inovar é escolher seu lugar”, disse. 

De acordo com ele, empreender não significa abrir uma empresa. “Empreender significa ser ativo. Empreender significa ser protagonista, escolher o diferente, o novo. A gente precisa olhar para fora da bolha. Pessoas que querem ser mais conectadas e mais criativas precisam olhar para fora da bolha”, ressaltou falando também sobre tecnologia. Para o executivo, a tecnologia nem sempre é um fim, mas pode ser um meio de alcançar algo. “Inovação não é sinônimo de tecnologia. Nós não podemos fechar os olhos para as inúmeras possibilidades que a tecnologia dá, mas dá para fazer inovação sem tecnologia e depois, a partir do propósito que eu tenho, eu posso ir atrás dessa tecnologia”, completou. 

Schneider encerrou a palestra explicando que o quinto passo para se fazer inovação é olhar para a frente. “Entendam seu propósito, pensem em coisas que importam para vocês e olhem daqui para a frente. Escolham ser protagonistas, escolham escolher, o que serve e o que não serve para vocês. A gente vai escolher sempre certo? Não! Mas é escolhendo, selecionando de acordo com as nossas necessidades, com as nossas vontades, que a gente vai conseguir inovar”, finalizou.

Abertura
O Fórum do Jovem Cooperativista é uma promoção da Cotrijal e do Grupo Diário da Manhã em parceria com a UPF. A abertura contou com a presença do presidente da Expodireto Cotrijal Nei Mânica e do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogério da Silva. Em seu discurso, Mânica reforçou aos jovens a intenção da feira, que é de oportunizar uma caminhada mais curta para a sucessão familiar. “Estamos aqui com instituições como a UPF que oferecem a oportunidade do conhecimento, da conexão. Não esqueçam da formação profissional. Quem está aqui é quem vai tocar o Rio Grande e o Brasil afora”, pontuou. 

O professor Rogério frisou o compromisso da Universidade em dar essa oportunidade aos jovens. “Esse é o nosso papel como Instituição comunitária. E a UPF é uma Instituição que se renova a cada oportunidade e nós estamos muito próximos de vocês”, acrescentou. 

UPF na Expodireto Cotrijal
Desde segunda-feira, dia 2 de março, mais de 12 mil pessoas já passaram pelo estande da UPF montado na Expodireto. Ao longo da semana, no espaço de 300 metros quadrados, o público pode conferir toda a tradição e qualidade que a Instituição oferece na formação de profissionais, no desenvolvimento de pesquisas e na prestação de serviços na área do agro. Até o fim desta sexta-feira, dia 6 de março, quando encerra a feira, ainda será possível conhecer mais sobre cursos, descobrir como a Universidade vem investindo em inovação e ainda ficar mais próximo do universo científico, além de conhecer o trabalho de alguns laboratórios e conferir exposições.