Geral

Turma de Direito de 1975 celebra 50 anos de formatura na UPF

22/12/2025

10:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor

Cinco décadas após a colação de grau, a turma de Direito formada em 1975 pela Universidade de Passo Fundo (UPF) celebrou, em 2025, 50 anos de trajetória profissional, marcados por dedicação e contribuição para a área jurídica e para a sociedade.

Formados em um período de transformações políticas, sociais e institucionais no Brasil, os egressos iniciaram suas carreiras em um contexto no qual o Direito assumia papel central na organização democrática, na consolidação de garantias fundamentais e na estruturação do Estado de Direito. Ao longo desses 50 anos, acompanharam mudanças expressivas na prática jurídica, como a promulgação da Constituição Federal de 1988, a ampliação do acesso à Justiça, a evolução dos direitos humanos, a modernização do Judiciário e a incorporação de novas tecnologias ao exercício profissional.

Advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, servidores, professores, profissionais e até uma senadora, que atuaram em diferentes frentes do sistema de Justiça, os integrantes da turma de 1975 souberam se adaptar às transformações da área jurídica, mantendo como base os princípios éticos, o compromisso com a legalidade e a responsabilidade social.

A comemoração dos 50 anos de formatura foi celebrada em cerimônia realizada no sábado, dia 20 de dezembro, quando a Universidade reconheceu a contribuição histórica da turma, que reuniu, à época da formatura, 119 acadêmicos vindos de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. O egresso Aires Rampazzo foi o orador da turma. “Nossa turma caracteriza-se por ser bastante numerosa, de onde saíram colegas, juízes, desembargadores, promotores da justiça, procuradores federais e estaduais, juízes leigos dos juizados especiais, delegados, bem como advogados renomados, além de uma senadora da República”, destacou.

Lembrou com emoção o dia da colação de grau, destacando que a formatura, realizada em 1975, foi marcada por alegria e esperança, sentimentos que permanecem vivos mesmo após cinco décadas. Em sua fala, também prestou homenagem aos colegas e professores que já faleceram, ressaltando a importância de preservar a memória coletiva como forma de manter viva a história do curso e de seus protagonistas.

Representando a direção da unidade, o vice-diretor do Direito UPF, Giovani Corralo, ressaltou a importância do momento. “A presença da turma na Universidade simboliza o sentimento de pertencimento que atravessa gerações, o curso de Direito da UPF, prestes a completar 70 anos de história, consolidou-se como referência nacional graças às marcas deixadas por seus egressos ao longo do tempo”, finalizou.

INSCREVA-SE