Ensino

Empreendedorismo, inovação, criatividade e superação: lançado o Startup Day UPF 2019

15/03/2019

13:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lauriane Agnolin

Nova edição acontece nos dias 5 e 6 de abril

A edição 2019 do Startup Day UPF foi lançada na manhã desta sexta-feira, 15 de março, na Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento, considerado multidisciplinar e com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Eventos, Campus I da UPF, com uma programação que irá durar 24 horas.

Reunidos no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), estudantes e professores da unidade acadêmica acompanharam o lançamento, que contou com a apresentação de dois cases. O primeiro, oriundo da 1ª edição do Startup Day, é o Click Profissional (www.clickprofissional.com.br), uma plataforma de busca de prestadoras de serviços de Passo Fundo e região desenvolvida por Anderson Moura. Já o segundo é o Pila Digital, um aplicativo de pagamento que funciona como uma carteira digital, o qual foi apresentado por Alvaro Melo.

Anderson Moura apresentou o case Click Profissional

O diretor da Feac, professor Dr. Verner Luis Antoni, mencionou que o Startup Day não é  um evento que se destaca somente dentro da Instituição, para os acadêmicos, mas sim para toda a comunidade. “O fato demonstra a importância da interdisciplinaridade. Estamos motivando os alunos a serem empreendedores. Precisamos de pessoas que tenham a iniciativa e a coragem de ter o seu próprio negócio, e o Startup Day trabalha a linguagem desse público jovem. Isso é um diferencial na Feac. Cada vez mais devemos ampliar propostas como essa para as outras unidades”, ressaltou.

Dr. Verner Luis Antoni comentou sobre o importante trabalho do Startup Day no que se refere ao empreendedorismo  e a inovação

Coordenador do evento, o professor Me. Anderson Neckel disse que, neste ano, o Startup Day será num formato mais dinâmico e com mais atividades interativas. “Estamos na 3ª edição. Objetivamos potencializar, ainda mais, o empreendedorismo e a inovação, mas também desenvolver a criatividade e trabalhar com a superação, já que serão 24h ininterruptas de trabalho”, comentou.

Neckel contou, também, uma novidade: o Circuito Multbiz de Startups. Segundo ele, a equipe vencedora do Startup Day UPF irá para o circuito estadual em Porto Alegre e receberá mentoria da Multbiz.

O lançamento do Startup Day teve a presença do representante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UPF, Dionatan Piedro. A atividade ocorre, novamente, às 19h20min, no auditório da Feac, para os acadêmicos dos cursos noturnos.  

Startup Day UPF 2019
O Startup Day é promovido pela UPF, por meio das vice-reitorias de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com a Feac, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), e em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 31 de março, no site www.upf.br/startupday. O custo é de R$ 44,00 por pessoa e as vagas são limitadas.

Toda a comunidade e qualquer pessoa pode participar, independentemente do grau de formação, curso ou instituição. A idade mínima para participação no Startup Day é de 16 anos e os participantes que forem menores de idade deverão apresentar autorização dos pais ou se inscreverem para o evento com um responsável legal.

Interessados poderão fazer a inscrição individualmente ou em grupos de no mínimo seis e de no máximo dez integrantes. Os participantes que se inscreverem individualmente (sem equipe formada) terão um momento, no início do evento, para montar a sua equipe multidisciplinar, também de 6 a 10 participantes, em uma dinâmica de interação. Já aqueles que efetuarem as inscrições e já possuírem uma equipe necessitarão fazer o credenciamento no dia do evento em grupo.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.upf.br/startupday.

Galeria de Vídeos