Pesquisa e Inovação

Empreendedorismo criativo: novo programa da UPF estimula a inovação

12/08/2021

15:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programa Conecta Play busca viabilizar oportunidades por meio do empreendedorismo criativo e dos projetos de inovação

Inspirar atuais e futuros empreendedores, assim como oferecer ações de capacitação em áreas de gestão e desenvolvimento de novos negócios, é a proposta do programa Conecta Play, lançado oficialmente nessa quarta-feira, 11 de agosto, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Rede Conecta de Inovação, com o apoio do Sebrae. O encontro foi transmitido pelo canal da UPF Online e teve a participação do comunicador Arthur Gubert, que palestrou sobre o tema “Guia de sobrevivência para o futuro: inovar e empreender”.

Lançamento do programa Conecta Play ocorreu nessa quarta-feira, 11 de agosto, de forma on-line

Para Teofanes Foresti Girardi, gestora de Inovação do UPF Parque, o programa tem o objetivo de criar conexão entre os espaços acadêmicos, o Parque e as empresas, viabilizando oportunidades por meio do empreendedorismo criativo e dos projetos de inovação. “Sabemos que a visão empreendedora é natural do ser humano, mas ela também é fruto de incentivo e dos espaços de inserção nos ambientes de inovação e a Universidade, hoje, nos proporciona e oferece, através do Parque Tecnológico, esse espaço para que a gente possa criar conexões”, afirmou.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, aproveitou o momento para parabenizar os acadêmicos pelo Dia do Estudante, comemorado nessa quarta-feira (11). “Estudar é empreender sonhos e, sem dúvidas, é se conectar em um universo sem limite de possibilidades, tanto de crescimento pessoal, quanto profissional”, disse. “O programa Conecta Play vai oferecer o suporte necessário para que todos vocês possam intensificar suas caminhadas e os seus estudos”, destacou a reitora.

Guia de sobrevivência para o futuro: inovar e empreender
O evento de lançamento do programa Conecta Play contou com participação do comunicador Arthur Gubert, que palestrou sobre o tema “Guia de sobrevivência para o futuro: inovar e empreender”, contando sua experiência como empreendedor. Atualmente, ele é sócio de cinco empresas de diferentes áreas da economia. “Existem elementos que são comuns em todas as histórias de sucesso: visão, coragem, planejamento, mas, sobretudo, é ser uma pessoa inquieta sobre o aprendizado”, pontuou, ao mencionar que fazer parte de um ecossistema de inovação faz toda a diferença. “Não descansem, educação nunca é demais. Hoje, quem tem um smartphone com acesso à internet, tem acesso à educação. Ao somar isso com dedicação e disciplina, você é capaz de mudar o próprio destino”, comentou Gubert.

Como participar do Conecta Play?
As inscrições para o Conecta Play são gratuitas e podem ser feitas AQUI. O programa é destinado a estudantes do ensino médio, graduação, empreendedores e curiosos sobre o tema.

O Conecta Play irá oferecer participação em eventos futuros, programas de workshops e mentorias. O participante também contará com a Trilha do Empreendedor, o projeto Criando uma Startup, a Vitrine de Talentos e poderá participar de editais de fomento para ideias inovadoras, com o suporte da Rede Conecta, de visitas técnicas e missões internacionais.