Ensino

Da sala de aula para a passarela

16/11/2018

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Acadêmicos concluintes do curso de Design de Moda desfilaram suas produções na noite de quarta-feira, 14 de novembro

Com o tema “Essencial”, o curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na noite de quarta-feira, dia 14 de novembro, seu tradicional desfile de moda, que marca o encerramento das atividades do semestre. Ao todo, 19 acadêmicos concluintes do curso desfilaram suas produções inspiradas no tema central. A atividade foi realizada no Centro de Eventos da UPF e reuniu, além de professores e acadêmicos do curso, familiares e a comunidade. 

Coordenado pela professora Me. Vânia Regina Bergonsi, o desfile é parte integrante da disciplina de Projeto de Coleção, que finaliza o curso de Design de Moda, e tem caráter de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A produção de moda e styling do desfile é conduzida pela disciplina de Comunicação de Moda e Styling, ministrada pela professora Me. Cida Israel.

De acordo com a professora Vânia, a disciplina é composta por uma parte teórica e uma parte prática, que é o desfile. “Na parte teórica, definimos um tema, que, neste ano, foi ‘Essencial’, e o acadêmico busca o que é essencial para si. Dessa subjetividade, ele busca um subtema e o contextualiza para fundamentar sua coleção”, explicou ela. Cabe ao acadêmico pensar o nome da sua coleção, o público-alvo, os painéis imagéticos, a palavras-chave, além de referências comportamentais e referências do inverno 2019. “Ele precisa formar um produto de moda que tenha todas essas características que traduzam esse subtema”, completou. No final, são desfilados quatro looks completos.

Inspirados no que é essencial
Renascimento foi o subtema escolhido pela acadêmica Angela Giacomini. Segundo ela, sua coleção abordou o renascimento em duas linhas: em sua forma literal, de ter uma nova vida, representado pela doação de órgãos, e o renascimento na sua concepção artística do período renascentista. “Na minha coleção, eu homenageio três pessoas da minha família que têm uma história de doação do órgãos. Meu pai Angelo, minha tia Maristela que doou um rim para ele, e a minha prima Luiza, que infelizmente não está mais aqui, mas recebeu dois pulmões”, disse. 

Para a acadêmica, o maior desafio é o de pensar uma coleção toda sozinha. “São muitos desafios, é muita parte prática. A minha coleção tinha muitos bordados, muitos pespontos, então, a parte handmade foi bem trabalhosa e um pouco mais difícil”, pontuou. Mesmo assim, Angela acredita que conseguiu aliar tanto a parte prática quanto a teórica, dando o melhor de si. “Foram três anos de muito amor e muito empenho e esses cinco minutos de fama que temos realmente são bem gratificantes”, concluiu. 

Criatividade como marca
Na opinião da professora Vânia, o curso de Design de Moda está crescendo ano a ano na qualidade dos produtos, tanto no acabamento quanto no processo criativo. “Eu noto que o aluno está cada vez mais engajado em fazer algo que é de qualidade e isso vai de acordo com a sustentabilidade, que busca menos produtos e mais qualidade”, disse, lembrando que o desfile é o maior evento do curso e um dos maiores da região. “No ano que vem, o curso completa 10 anos e nós estamos programando com os ex-alunos a Semana de Moda de Passo Fundo. Vai ser um evento grandioso”, contou.