Extensão

Curso de extensão Auxiliar em Saúde Bucal inscreve para 12ª edição

27/11/2020

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Com o objetivo de formar e qualificar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho na área de saúde bucal, com participação efetiva nas equipes da Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas da Saúde e Consultórios e Clínicas Odontológicas, a UPF inscreve, a partir de 6 de dezembro, para a 12ª edição do curso de extensão Auxiliar em Saúde Bucal. A formação será promovida de forma semipresencial. O período de inscrição se estende até 21 de fevereiro de 2021. Para acesso, basta acessar AQUI.

O curso será realizado de 22 de fevereiro a 20 de agosto, de segunda à quinta-feira, das 19h às 22h. O investimento é de R$ 3.500,00. Para professores, acadêmicos e egressos da UPF, devidamente cadastrados no Programa Elos, o pagamento à vista gera um desconto de 10%. Para a comunidade em geral, o desconto é de 5%. O pagamento pode ser feito pelo cartão de crédito, parcelado em até 10 vezes.

De acordo com a organizadora do curso, professora Dra. Daniela Jorge Corralo, a busca pela consolidação do SUS coloca para o setor da saúde um rol de demandas para reorientação das práticas, possibilitando a construção de um novo modelo de atenção em saúde. Entre essas demandas, insere-se a saúde bucal como um dos componentes da saúde. Para ela, é fundamental que se ampliem ações que oportunizem a melhoria do quadro epidemiológico do país e, diante disso, o Ministério da Saúde, com a portaria nº 1444, de 28/12/2000, inclui a Equipe de Saúde Bucal (ESB) na equipe da saúde da família. 

Daniela explica que a equipe mínima deve ser composta por um cirurgião-dentista e um auxiliar em Saúde Bucal, no entanto, embora o Rio Grande do Sul se destaque como um centro formador de cirurgiões-dentistas, carece de curso que forme pessoal auxiliar em Odontologia, tais como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e o Técnico em Saúde Bucal (TSB). “Assim, com a inclusão da saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF), faz-se necessário a formação destes profissionais para a ampliação da atenção integral à saúde dos indivíduos”, observa.

O curso
O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas no formato remoto através das plataformas Google Meet e Zoom. A metodologia do trabalho didático pedagógico valorizará análise de situações objetivas geradas pela prática dos participantes nos serviços em que atuam, bem como terá sua preocupação voltada para aqueles sem experiências na área, sem desconsiderar a preocupação com a fundamentação teórica e conceitual necessária ao exercício da crítica e da criatividade.

A carga horária será de 336h, sendo que destas, 32 horas serão de atividades práticas. O curso ocorre na modalidade semipresencial e as aulas, realizadas a partir de maio, serão presenciais, a combinar com a coordenação. 

Serviço
Curso:
Auxiliar em Saúde Bucal 
Inscrições: até 21/02/2021
Aulas: 22/02 a 20/08/2021
Investimento: R$ 3.500,00 (parcelado em até 6 vezes)
Desconto: À vista 10% para estudantes, professores e funcionários da UPF, bem como egressos cadastrados no Programa Elos. À vista 5% para o público em geral.
Inscrições: AQUI