Cultura

Convidados de 7 países marcam presença no Congresso Internacional de Folclore

19/05/2021

09:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação, Carlos Figueroa, Abelardo Fotografia

Evento virtual ocorre nos dias 1º e 2 de junho

O Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição está cada vez mais próximo de acontecer. Nos dias 1º e 2 de junho, a comunidade poderá acompanhar uma programação especial on-line deste evento que objetiva promover o folclore como uma arte a ser valorizada e presente na cultura das pessoas. Realizado pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), o Congresso conta com a participação de sete países, como México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Chile e Argentina, além dos professores do curso de Folclore e Dança, que explanarão sobre o folclore brasileiro e gaúcho. As atividades serão transmitidas pelo canal da UPF Online, no Youtube, a partir das 19h30min.

Dentre as atrações, vindos do México, o evento terá a presença de representantes do Ballet Folclórico Media Luna e do seu diretor, Omar Morales. Já do Peru, participarão a diretora de ArteKachka Produções Artísticas e diretora de elenco artístico da Universidade Esan – Lima – Peru, Erika Languasco Calderon, e os campeões de Marinera Norteña, Luiselí Angelo Cuba e Branda Del Carmen Venegas. Do Equador, haverá uma conferência do diretor geral e coreógrafo do Ballet Folclórico Nacional Inti Raymi de Ambato.

De acordo com o coordenador do Congresso, professor Me. Luís Gustavo Maias da Silva, a ideia é que o evento tenha, distintamente, uma noite internacional e uma noite nacional. “Na primeira noite, como tradicionalmente ocorre no Congresso de Folclore, teremos a participação dos sete países convidados, onde haverá uma explanação de um diretor e conhecedor do folclore de seu país e uma atração artística de cada país, preparada especialmente para o Congresso. Na segunda noite, o folclore brasileiro será exaltado, com ênfase na cultura gaúcha, com os professores que ministrarão o Curso de Folclore e Dança apresentando o que será abordado no curso que será realizado pela UPF”, destaca.

Toda a programação é gratuita. Quem desejar, pode se inscrever para receber certificação. As inscrições não têm custo e são feitas AQUI.