Geral

Comung solicita audiência com o governador do Estado

24/06/2022

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Michel Sanderi

Instituições comunitárias buscam a aplicação de recursos previstos na Constituição Estadual para a oferta de bolsas de ensino superior a estudantes de famílias de baixa renda

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, participou de encontro com o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, durante a passagem do chefe do executivo estadual por Passo Fundo nesta quarta-feira, 22/06. Na oportunidade, em nome do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), entregou a ele um ofício solicitando audiência para dar andamento à discussão e ao diálogo acerca de programa de bolsas a serem designadas a estudantes de instituições de ensino superior, conforme pleito apresentado e iniciado em 2021 com o ex-governador Eduardo Leite e a secretária de Educação Raquel Teixeira.

A mobilização das instituições que compõem o Comung busca ampliar o debate sobre a necessidade definida em lei de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior, viabilizando, desse modo, o acesso imediato de aproximadamente 7 mil estudantes ao ensino superior. A destinação deste percentual está definida na Constituição Estadual do Rio Grande do Sul e, quando concretizada, ampliará as possibilidades de inclusão de acadêmicos na graduação e, por conseguinte, beneficiando toda a sociedade.

A intenção da mobilização é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudos para estudantes de famílias de baixa renda, e ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no ensino superior, para suprir demandas do poder público (especialmente professores) e atender demandas do setor produtivo, para favorecer o desenvolvimento regional.

O Comung é o maior sistema de educação superior do RS, e integra 14 universidades comunitárias, dentre elas a UPF. Nesta semana, os reitores das instituições que compõem a entidade também participaram da Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para discutir assuntos relacionados à educação superior comunitária e pública. Nos últimos anos, nenhum recurso do Estado foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior.