Extensão

Comércio on-line e o futuro do varejo

25/08/2020

19:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Diálogos UPF promoveu a reflexão sobre os caminhos do varejo e as transformações causadas pela pandemia da Covid-19

Um dos setores da geração de emprego no Brasil, o varejo representa uma das principais áreas da economia brasileira e durante a pandemia da Covid-19, foi uma das mais atingidas com as medidas de isolamento social. O comércio varejista é de vital importância para o desenvolvimento e crescimento da economia do Brasil. Para conversar sobre os caminhos do varejo, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na noite desta terça-feira, dia 25 de agosto, a quarta edição do Diálogos UPF.

Mediado pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF (VREAC), professor Dr. Rogério da Silva, a conversa contou com a presença do presidente e diretor da JR Comércio de Cimentos Ltda, Roberto Andretta e do gerente executivo de Marketing da rede de Farmácias São João, Eron Moraes.

O vice-reitor, destacou o momento que o mundo vive de transformações devido a Covid-19. “Nunca enfrentamos uma situação como essa de pandemia e isso fez com que as empresas, entidades, sociedade de forma geral tivesse que se readaptar e estamos aprendendo muitas coisas. E queremos dialogar no sentido de refletir quais os caminhos projetados para o varejo”, apontou.

O empresário Andretta, contou um pouco de sua trajetória profissional, explicando como sua empresa vem enfrentando as mudanças causadas pela pandemia. “Tivemos que tomar decisões duras, que não foram fáceis, mas tivemos a felicidade de tomar decisões, que no meu ponto de vista, foram as mais assertivas. Vínhamos com um teleatendimento forte, nos deu base para fazermos as tele-entregas. No momento em que fechamos as portas, diminuímos 50% do quadro de funcionários, como os aprendizes e do grupo de risco, mas não paramos”, explicou.

Já o gerente executivo de Marketing Moraes comentou sobre as dificuldades que o empreendedor tem para manter seu negócio aberto. “Quando veio a pandemia foi uma surpresa, porque não existe um manual com opção do que deve ser feito durante o processo. No momento que a farmácia foi considerada serviço essencial, tivemos que dar força e segurança para os colabores que estavam trabalhando. Tivemos um protocolo rígido de proteção aos nossos colaboradores, para manter a nossa equipe protegida e atendendo nossos clientes”, disse.

Conforme Moraes, a rede São João possui 713 lojas, estando há 40 anos no mercado e vinha desenvolvendo um projeto digital desde o ano passado que precisou ser acelerado devido a pandemia. “Essa pandemia afetou os mais variados modelos de negócio, como de entretenimento, de animação, que vão ter que se reinventar e o que a gente percebe é a importância da transformação do digital. Tínhamos um projeto que iniciamos no ano passado e com a pandemia aceleramos para fazer com que ele acontecesse. O nosso cenário como característica farmacêutica ‘quem tem dor não quer esperar’, um dos aprendizados foi usar a capitalização da nossa rede, mas prestigiando nossa loja física”, afirmou.

Os participantes avaliam como positivo as perspectivas futuras para economia da região. Destacaram que o comportamento do consumidor se alterou muito devido a pandemia, contudo, destacaram a reforma tributária e transformações digitais para o comércio eletrônico são fundamentais para que o setor continue se desenvolvendo.

A transmissão do encontro foi realizada por multiplataforma, sendo acompanhada pela Rádio UPF, UPFTV e pelas plataformas digitais destas emissoras. O projeto Diálogos UPF é uma promoção da Escola de Extensão, vinculada à VREAC/UPF.