Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Um consórcio internacional que discute as cidades como espaços educativos, a Cátedra Unesco – Unitwin - Cidade que Educa e Transforma, na qual a Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre os fundadores, foi lançada no dia 17 de agosto, em Brasília. O lançamento incluiu uma programação intensa para apresentação da iniciativa a lideranças e autoridades de diversos ministérios. Como representantes da UPF, participaram os professores Dra. Adriana Bragagnolo, que integra a assembleia de delegados da Cátedra, e Dr. Marcio Tascheto, que faz parte do comitê internacional.
O lançamento nacional ocorreu na Universidade de Brasília, após o lançamento em Portugal, no mês de fevereiro , e na UPF, em junho. “O lançamento nacional da Cátedra ocorreu em um lugar com importante peso simbólico para a educação, ou seja, no Memorial Darcy Ribeiro, na UnB. Nesse momento, a Cátedra, que forma uma rede de colaboração interinstitucional, se fortalece, se constitui como uma decisão coletiva e política na construção de direitos sociais e reafirma o compromisso de promover pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas. Também colabora para a construção de sociedades do conhecimento por meio de diferentes estratégias de educação das cidades”, destaca a professora Adriana.
Durante a agenda de compromissos em Brasília, também ocorreu uma sessão técnica de trabalho, no dia 16/08, entre representantes da Cátedra Unesco Cidade que Educa e Transforma e do Programa Escola em Tempo Integral. “Tivemos uma interlocução com a Secretaria de Educação Básica do MEC, com possibilidade de atuação conjunta da Cátedra e nossas universidades com esse programa, além de um diálogo com outros ministérios das áreas da cultura, esporte, meio ambiente, direitos humanos, ciência e tecnologia e a presença da Casa Civil. Esses ministérios estiveram presentes no nosso debate onde foi apresentada a Cátedra e traçado um diálogo para pensar em possíveis articulações conjuntas”, disse a professora Adriana.
Extensão universitária como modo de aprendizagem
Uma outra agenda na capital federal abordou questões relacionadas à extensão e curricularização da extensão universitária. O encontro reuniu a coordenação do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Comunitárias (Forext) e Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC). “Dialogamos sobre a Resolução Nacional para as Diretrizes da Extensão no Ensino Superior no Brasil e sobre extensão no âmbito dos processos de avaliação e indicadores para avaliação, além de todo o trabalho realizado pelas universidades comunitárias até como extensão como modo de aprendizagem”, disse a professora Adriana.
A Cátedra integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET). Liderada pelo ISEC Lisboa, a iniciativa conta com 12 instituições de ensino superior do Brasil, da Guiné-Bissau e de Portugal.
- Saiba mais sobre a Cátedra Unesco – Unitwin – A Cidade que Educa e Transforma
Notícias relacionadas