Ensino

Cerimônia do Jaleco marca o ingresso dos acadêmicos dos cursos de Química

05/05/2020

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos ingressantes dos cursos de Química Bacharelado e Química Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram da Cerimônia do Jaleco, na noite de 30 de abril. A atividade contou com a presença dos coordenadores e professores dos cursos, colegas veteranos e egressos, tendo sido marcada por muita integração e emoção. O evento inicialmente tinha sido programado para ocorrer nos laboratórios de Química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG/UPF), mas diante da pandemia da Covid-19 e necessidade de distanciamento social, ocorreu em ambiente virtual via videoconferência pelo Google Meet.

Esse momento foi destacado como muito importante para os acadêmicos iniciantes nos cursos de Química, pois representa o ingresso nas atividades de laboratório, que somente podem ser realizadas com o uso do EPI adequado. “Isso marca ainda mais uma grande dificuldade desse momento que estamos vivendo, pois, as aulas experimentais que são realizadas ao longo de todos os níveis dos cursos, estão temporariamente suspensas, o que leva a todos sentirem ainda mais falta da presencialidade, pois para um químico, o laboratório é parte de sua casa”, destacaram os coordenadores dos cursos, professora Me. Ana Paula Härter Vaniel (Química B) e professor Dr. Lairton Tres (Química L).

Cerimônia foi marcada pela emoção

Na oportunidade, os ingressantes vestiram seus jalecos, assim como seus veteranos e professores que enviaram mensagens de boas-vindas e motivação, reforçando as expectativas positivas relacionadas à carreira profissional escolhida. “A entrega do jaleco foi algo muito significativo para mim, pois representou o início de uma grande jornada cheia de desafios e com certeza de muito aprendizado”, disse a acadêmica, Luíza Dall”agnol (Química B).

O momento também foi destacado pela acadêmica Dienefer Vidal Simioni, do terceiro nível do curso de Química Bacharelado. “Vestir novamente o jaleco, depois desse período de distanciamento, foi motivo de muita emoção e alegria, pois a saudade das aulas e do convívio com os colegas e os professores é muito grande”, disse.

Para o acadêmico Rodrigo Henrique Mozer (Química L), esse é um momento muito gratificante. “A atenção e a dedicação por parte de todos com nós, estudantes, é extremamente importante e motiva a gente a superar as dificuldades”, afirmou.

Segundo as estudantes de Química B, Ellen Lorenzet Basso e Mariana R. da Silva, mesmo com o isolamento social, a cerimônia proporcionou que os acadêmicos não perdessem esse momento importante dentro dos cursos. “Gratidão e reconhecimento, expressaram esse momento, mas, contudo, não foi deixado que o distanciamento abalasse esse momento especial em nossa jornada”.