Ensino

Cerimônia do Jaleco: curso de Medicina Veterinária realiza 4ª edição do evento

13/09/2022

15:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Tradicional em diversos cursos da área da saúde, o ato representa um rito de passagem e incentiva a aproximação de docentes e acadêmicos

Por quanto tempo você sonhou em vestir o jaleco, símbolo da profissão que escolheu seguir? Para a turma do 1º nível do curso de Medicina Veterinária da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (Esan/UPF) a espera terminou na noite desta segunda-feira, 13 de setembro. Durante a Cerimônia do Jaleco, 18 estudantes receberam a peça das mãos de um docente e de um veterano.

Já na quarta edição, o evento reuniu também acadêmicos do 2º, 3º, 4º e 5º nível que tiveram suas cerimônias adiadas em virtude da pandemia. Para o coordenador do curso, Dr. Carlos Bondan, o momento representa e fomenta a união entre ingressantes, veteranos e corpo docente. “A ideia é que eles conheçam mais sobre o curso e se aproximem dos seus professores. Queremos que essa aproximação ultrapasse barreiras e que eles saibam que também somos amigos com quem eles podem contar”, conta o professor. 

Estudantes do 1º nível e professores

Peça que acompanha os futuros profissionais durante toda graduação e após ela, o jaleco é, ainda, a representação das diversas áreas de atuação do médico veterinário. "Poderíamos hoje estar entregando o estetoscópio, mas apenas o veterinário clínico o utiliza. O jaleco, por sua vez, está presente em todas as atividades, desde o inspetor de carne até quem atenderá o animal de forma clínica. É um rito de passagem, de recepção. Estamos felizes de tê-los aqui!”, ressalta Bondan. 

Diretora da Escola, a professora Dra. Cleide Moretto expôs sua emoção em fazer parte da cerimônia realizada pela primeira vez sob a gestão da Esan. “Os nossos estudantes fazem parte de uma Instituição com mais de cinco décadas de tradição, com Hospital Veterinário 24 horas e com acesso e contato com profissionais de excelência. Desejo que todos coloquem em prática, sobretudo, a missão da solidariedade e da empatia, algo que não aprende-se nos manuais, e que possam, assim como eu, se orgulhar de estar em uma das melhores universidades do mundo”. 

Um grande passo

Natural de Protásio Alves, Débora Martello, acadêmica do 1º nível, recebeu a peça das mãos do professor Dr. Renan Idalencio e da veterana Luana Hanauer. “É um grande passo na minha vida, algo que eu sempre sonhei e que chegou no momento certo. Nunca me vi sendo feliz exercendo outra profissão”, pontua a futura médica veterinária.