Pesquisa e Inovação

Cepa/UPF: comprometimento com a alimentação e a saúde da comunidade

24/03/2021

13:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Felipe Pierezãn

Centro de Pesquisa em Alimentação oferece os mais variados tipos de ensaios à empresas e produtores

Atender as necessidades dos segmentos da sociedade ligados à alimentação e a saúde com excelência, credibilidade e eficiência, buscando a melhoria da qualidade de vida da população por meio da educação, da geração de conhecimentos, da difusão de tecnologias e da prestação de serviços. Essa é a missão do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) que, desde 1985, oferece serviços para a comunidade relacionados à ensaios nas áreas de alimentos, produção de grãos e sementes, saúde animal, controle ambiental, entre outras.
 
Com uma atuação que já possui 36 anos, o Cepa conta com uma ampla e moderna infraestrutura laboratorial, certificada e credenciada aos principais órgãos nacionais, como ANVISA, MAPA, CGCRE INMETRO e FEPAM. Ainda, o Centro dispõe de dez laboratórios de prestação de serviços (Laboratório de Águas; de Análise Sensorial; de Cereais; de Controle de Efluentes; de Cromatografia; de Físico-Química; de Nutrição Animal; de Microscopia; de Microbiologia; e de Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros) que atuam como apoio no desenvolvimento do setor alimentício, ambiental e qualidade do leite, por meio da realização de ensaios para o controle de qualidade e melhoria de produtos e para a adequação de tecnologias, por exemplo.
 
De acordo com a coordenadora do local, Me. Aline Munaretto Liotto, o Cepa atende pessoas físicas e jurídicas, contemplando desde grandes empresas até o pequeno produtor. “Realizamos análises e aplicamos os mais avançados protocolos que visam a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos resultados por meio de nosso corpo profissional”, relata.
 
Ensaios em diferentes segmentos
A equipe do Cepa atua intensamente em diversos segmentos, dentre eles o do Meio Ambiente, que compreende os laboratórios de Águas; de Controle de Efluentes; e de Microbiologia. Segundo Aline, o trabalho tem como foco realizar ensaios de controle de efluentes, estações de tratamento, esgoto doméstico, entre outros, no que diz respeito aos parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais responsáveis, como a FEPAM/RS. “Ainda, quanto à potabilidade de águas de: abastecimento, rios, açudes e poços, considerando os parâmetros da Portaria de Consolidação Nº 5/2007”, complementa.
 
Também há o segmento de Alimentos e bebidas não alcoólicas do Cepa, o qual reúne os laboratórios de Físico-Química; de Microbiologia; de Microscopia; de Cereais; e de Análise Sensorial. Nos espaços são feitos ensaios para o controle de qualidade e melhoria de produtos, bem como para a adequação de tecnologias, a rotulagem e shelf life de alimentos. Conforme Aline, tais atividades envolvem a composição centesimal, a tabela nutricional, a caracterização, a análise sensorial, a análise para qualidade industrial de grãos e farinhas, a adulteração e as contaminações, que garantem o registro e a certificação de produtos.
 
Por fim, existe o segmento da Qualidade do Leite, que contempla o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros. Credenciada pela Rede Brasileira de Qualidade do Leite, a atividade se caracteriza pelo atendimento a ensaios de contagem de células somáticas, a composição química (gordura, proteína, lactose e sólidos totais), a contagem bacteriana total, e a detecção de resíduos de antibióticos, conforme normativas do MAPA. “Além disso, realizamos análises visando o controle de qualidade dos rebanhos com diagnóstico de prenhez, atendimento este que acontece em toda cadeia produtiva, do produtor a indústria, seguindo as normativas 76/2018 e 77/2018”, comenta Aline, coordenadora do Cepa.
 
Como solicitar os serviços do Cepa?
O Centro de Pesquisa em Alimentação está localizado junto ao curso de Engenharia de Alimentos (prédio L1), no Campus I da UPF. Empresas e produtores que desejam solicitar os serviços prestados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3316-8190 e proceder com as orientações conforme a demanda de contratação. Mais informações podem ser obtidas pelo site cepa.upf.br e pelo e-mail cepa@upf.br.
 
As atividades neste momento de pandemia acontecem normalmente, com todos os cuidados e seguindo os protocolos que visam a segurança dos profissionais e clientes. O horário de funcionamento do Cepa é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.