Extensão

As experiências e a construção das Cidades Educadoras pautam Seminário Internacional

30/06/2021

16:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Como construir uma cidade educadora? Quais os seus desafios? Que experiências já obtiveram sucesso? Esses questionamentos estão sendo debatidos e respondidos no Seminário Internacional: Passo Fundo Cidade Educadora. O evento, realizado no dia 24 de junho, contou com a participação de representantes de cidades educadoras do país e de outros países e marcou o ingresso de Passo Fundo na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) com sede em Barcelona/Espanha.

A professora Dra. Adriana Dickel, uma das líderes do Projeto dentro da Universidade, apresentou o contexto histórico, a importância das instituições de ensino na concretização e aplicação dos preceitos presentes na Carta aderida por Passo Fundo e o olhar de quem atua na formação de profissionais para a área da educação. Ainda, apresentou aspectos históricos que estão na base do movimento das cidades educadoras e o lugar da Universidade dentro desse contexto. Ela destacou que seguir os preceitos da Carta, significa envolver a sociedade e todos os seus atores: pessoas, entidades, associações, órgãos públicos e privados. “Promover valores de uma cidadania democrática, onde todos tenham espaço, qualidade de vida, participação ativa. Um processo constante que se inicia, porém, não tem um fim, uma vez que é uma ação constante”, observou.

Para ela, a extensão é a dimensão que mais atende e responde mais profundamente os desafios relacionados ao território e com a cidade. Em sua fala, explicou que o território é lugar de constituição de sujeitos, modos de vida, modos de organização social e cultural, que une as instâncias sociais e culturais protagonizadas pela Universidade e pelas cidades educadoras. “Nosso desafio e nosso compromisso agora é dialogar com a sociedade e com o poder público para tornar a vida que pulsa na cidade visível, interpretável e cidadã. A Universidade, em convergência com os diversos atores sociais, pode atuar para que a transformação ocorra e a cidade seja feita para as pessoas”, ressaltou.

Envolvimento regional
Além de Passo Fundo, marcaram presença no evento representantes de Soledade, Marau, Camargo e Carazinho, municípios que já aderiram à Carta das Cidades Educadoras, além de lideranças de Casca, Nova Alvorada e Sarandi, locais que estão se mobilizando para integrarem o movimento. Também esteve presente no Seminário o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva.

O secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, deu as boas-vindas e destacou a importância do encontro. Segundo ele, este é o primeiro passo para transformar cada canto da cidade e cada cidadão de Passo Fundo em um educador capaz de melhorar o mundo. “Esse movimento exige um comprometimento que deve ser da cidade inteira. Estou animado pelas possibilidades que existem de construirmos uma cidade que vê, que educa e que transforma. E isso só vai acontecer se estivermos todos unidos nesse objetivo”, pontuou.

Pedro Almeida, prefeito de Passo Fundo, relembrou a experiência de conversar pessoalmente com Marina Canals, secretária geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, conhecendo de perto, em Barcelona, a aplicação do projeto. Para ele, colocar Passo Fundo nesse importante projeto mundial de educação demonstra o empenho de equipes para compreender a ideia e dar início à concretização. “Estou entusiasmado e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para colocar em prática esse espírito de cidade educadora, que faz tão bem para o desenvolvimento social das cidades. Passo Fundo abre suas portas para o mundo por meio desse projeto e estaremos juntos para tornar esse objetivo real”, ponderou.