Extensão

Arquivo Histórico e Instituto Histórico participam da 6ª Semana Nacional de Arquivos

31/05/2022

09:58

Por: Assessoria de Imprensa

O Arquivo Histórico Regional (AHR - PPGH/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) participam da programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos. Promovida pelo Arquivo Nacional, como forma de celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, neste ano tem como tema #SomosArquivo. Em Passo Fundo, o AHR e o IHPF direcionaram suas atividades para projetos já consolidados, voltando a oferecer atividades presenciais. A Semana ocorrerá entre os dias 6 a 10 de junho e a programação completa dos eventos que acontecerão em todo país pode ser conferida no site do Arquivo Nacional. Em caso de chuva, todas as atividades serão on-line, com transmissão pelo Facebook e canal do Youtube do AHR e IHPF.

Programação
Terça-feira, 7 de junho, 9h (entrada pelo portão antigo do Cemitério)
Visita Guiada - Entre pica-paus e maragatos: A República Velha no Cemitério Vera Cruz - Projeto Museu a Céu Aberto 
A proposta é explorar aspectos da relação entre republicanos e federalistas, nos primeiros anos do regime republicano, a partir do Cemitério Vera Cruz. Tal ação se baseia no entendimento de que o espaço cemiterial pode ser propulsor de informações sobre sentidos sociais, perpetuação de memórias e crenças, afirmação de valores sociais e culturais e expressão da estratificação social. A partir da execução do Projeto Museu à Céu Aberto, as equipes do Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH/UPF) e do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) têm se dedicado a explorar o Cemitério identificando sepultados e sepulturas que permitam a problematização de questões, processos e contextos históricos, inserindo-os em roteiros de visita cemiterial. 

A atividade ocorrerá de forma presencial com limite de participantes. A participação é aberta a toda a comunidade. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail ahr@upf.br.

Terça-feira, 7 de junho, 19h30min e quarta-feira, 8 de junho, 9h (saída da Praça da Mãe, centro da cidade)
Caminhada Cultural: História de crimes em Passo Fundo
Projeto Nas Trilhas da História
A proposta da caminhada cultural é abordar a história da cidade de Passo Fundo e algumas tipologias de crimes ocorridos no núcleo mais antigo de povoação. A ação visa promover uma incursão histórico-social pelas ruas da cidade, a partir de narrativas de crimes, célebres ou não, ocorridos no século XIX e XX, nas tipologias feminicídio, homicídios, crimes políticos, passionais e comuns que mobilizaram Passo Fundo em seu cotidiano de sociabilidades.

Quarta-feira, 8 de junho, 18h30 (on-line, pelos canais do AHR e IHPF)
Bate-papo sobre Arquivos Pessoais: Entre escolhas, acumulação e sentidos
Projeto Arquivos em Foco
Convidados: Vanessa Gomes de Campos (AHCMPOA-PPGH/UPF) e Djiovan Carvalho (IHPF-PPGH/UPF)
Esta edição do projeto Arquivos em foco tem como objetivo refletir sobre a constituição dos acervos pessoais. As trajetórias de vida e escolhas das pessoas estão atreladas à construção de seus acervos e coleções pessoais. Os documentos criados ou fotografias guardadas são sempre resultado de ações humanas intencionais ou não. Para fazer uma exposição do tema teremos a participação da arquivista Vanessa Gomes de Campos e do historiador Djiovan Carvalho. 

Quinta-feira, 9 de junho, 18h30 (on-line, pelos canais do AHR e IHPF)
Lendo o documento: análise do Livro de Registro de Notas de Passo Fundo (1884)
Projeto Lendo o Arquivo
A proposta da atividade é realizar de forma conjunta com os participantes a leitura e análise de trechos do Livro de Registros de Notas de Passo Fundo - 1884 (Acervo AHR). O público-alvo da atividade são estudantes e professores de História ou áreas afins, e volta-se para a reflexão sobre como documentos de arquivo podem ser usados como um recurso didático. Ao fazermos a análise documental de parte do Livro de Registro, poderemos relacionar os saberes de estudo de documentos, pesquisa e conhecimento histórico.

Exposição AHR - Espaço Sense UPF
A exposição Arquivos, memórias e histórias, do AHR ficará durante o mês de junho no Espaço Sense UPF, localizado no Centro de Convivência, Campus I da UPF. A abertura ocorre no dia 1º de junho.

A exposição
As anotações, os cadernos, os livros, os móveis, as fotografias, os objetos, como vestígios da atuação humana no tempo, evocam laços entre o presente e o passado e mobilizam reflexões que aguçam vínculos de sensibilidade e historicidade. Os Arquivos, espaços de salvaguarda desses vestígios, são lugares essenciais para acessar esses fragmentos do passado, que ajudam a compor a história de cada sociedade. O Arquivo Histórico Regional da UPF, estrutura criada em 1984, custodia arquivos públicos, sociais, institucionais e pessoais, além de coleções, que são compostos por documentos que apresentam em si uma polifonia de vozes e personagens. Cada documento que diz respeito a indivíduos ou suas ações, possibilita a reflexão sobre como cada ser humano, ao construir sua trajetória, também constrói a do lugar onde vive, ao passo que as duas ações influem no cotidiano privado ou público. Muitas vivências pessoais e públicas se tramam em entrelaçados de sentido, que podem ser desvelados a partir do acervo custodiado e conservado pelo principal centro de documentação da UPF, o AHR.