Geral

Aprendizado e troca em todo território nacional

19/05/2022

11:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

Egressos da UPF, Vinicius Farias Miorelli e Lucas Baggio Bozza, ingressaram na Marinha e no Exército brasileiro, respectivamente

A chance de sair da graduação e emplacar uma carreira promissora agrada qualquer estudante. Com essa intenção, os egressos do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF), Vinicius Farias Miorelli e Lucas Baggio Bozza, se candidataram para trabalhar nas Forças Armadas do Brasil. Ambos se formaram no final de 2021 e no segundo semestre, participaram de um processo seletivo que resultou no ingresso na Marinha e no Exército, respectivamente.

O coordenador do curso de Odontologia e professor, Dr. Mateus Ericson Flores, fala que ter dois egressos da Universidade dentro das Forças Armadas só evidencia o quão forte é o curso. “Colocar alunos nas Forças Armadas é um sinal de destaque, até por não ser uma prova teórica a forma de seleção. É feita uma percepção de quem já trabalhou com eles, e uma análise de currículo para selecionar os melhores candidatos. Então, quando escolhem nossos estudantes, ficamos felizes”, pontua.

Carreira Promissora

O ingresso nas Forças Armadas como Oficial Temporário da Saúde dá ao profissional da área a chance de trabalhar por oito anos, além de poder seguir carreira com estudo na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) e promoções aos postos subsequentes de 2° Tenente e 1° Tenente.

Flores explica como essa carreira é atrativa para quem está no término da graduação pelas suas vantagens. “É um cargo importante, principalmente para o recém-formado. É uma área com bom salário, com um diferencial para uma carreira que tem a chance de crescer no âmbito militar”, avalia o professor.

Miorelli atua como Oficial da Marinha e Cirurgião-dentista em Paranaguá, Paraná, e explica que sempre teve interesse em seguir a carreira militar. “Sempre gostei do ambiente militar, sou filho de militar do Exército, estudei em escola militar, então sempre vivi nesse meio. Com 11 anos de idade tive que me acostumar a acordar cedo para passar farda antes da escola, aprender a marchar com Ordem Unida. O ambiente militar é muito diferente do civil, temos que ter muita disciplina e hierarquia, que são os alicerces das Forças Armadas”, conta.

Bozza, que atua como Cirurgião-dentista no Exército, em Santiago, Rio Grande do Sul, relata o aprendizado diário. “É um local de grande aprendizado, de troca de experiências, com pessoas do Brasil inteiro. Toda essa experiência agrega muito no aprendizado para a profissão”, frisa.

Este processo de ingresso começou em setembro de 2021, com a seleção se estendendo até janeiro de 2022 e o resultado divulgado em fevereiro. Durante estes meses de recrutamento, a coordenação do curso ajudou a providenciar os documentos necessários para o processo, incentivando os estudantes a irem adiante nas etapas. “Quando é visto que os alunos da nossa Universidade ingressam nas Forças Armadas, demonstra a qualidade e a força do curso de Odontologia”, finaliza Flores.

A carreira militar na área da saúde pode ser seguida por profissionais de diferentes áreas. Para saber sobre a forma de ingresso, basta acessar o site das Forças Armadas pelo link.