Integrado

A mulher rural é tema central da VI Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio

18/09/2018

11:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Exposição de trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do Integrado UPF acontece nestes dias 18 e 19 de setembro

O papel socioeconômico da mulher rural no que tange os aspectos relacionados ao trabalho, direitos, saúde, educação e cultura é tema da VI Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio, realizada pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF, vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). O evento, que ocorre nestes dias 18 e 19 de setembro, oportuniza aos estudantes a realização de uma pesquisa interdisciplinar onde desenvolvem atividades que contemplem a teoria e a prática.

A abertura da Mostra para visitação com a exposição dos projetos, iniciou na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, nas dependências do Integrado. Ao todo, 18 trabalhos desenvolvidos por estudantes das turmas de 1ª série do Ensino Médio serão apresentados para mais de 300 visitantes durante os dois dias da mostra. As pesquisas, além de contribuírem com o conhecimento dos estudantes, também serão avaliadas por uma comissão e, ao final, serão premiados com o Troféu da VI Mostra do Conhecimento do curso de Ensino Médio, as três melhores pesquisas.

A comissão organizadora da VI Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio é composta pelos professores Gisela Lacourt, Neri Mezadri e Simone Golunski. Segundo eles, o evento oportuniza aos estudantes a realização de uma pesquisa interdisciplinar, na qual desenvolvem atividades que contemplem a teoria e a prática. “O foco principal da mostra é mobilizar os alunos a buscarem conhecimento a partir dos seus interesses, das suas buscas e das suas angústias pessoais. Metodologicamente é uma iniciativa que visa que o aluno, a partir de uma temática geral, seja desafiado a buscar conhecimento e produzir uma experiência acadêmica por meio de uma insipiente pesquisa que tem objetivo, justificativa e hipótese”, comenta Mezadri.

A pesquisa é feita a partir das fontes dos próprios alunos, que são desafiados a apresentar o estudo para os seus colegas, para uma comissão avaliadora e para os professores. “É o ensaio do aluno como pesquisador”, frisa o professor, destacando que essa prática incentiva o aluno a buscar novos conhecimentos. “Sabemos que a educação tem alguns desafios e um deles é mobilizar o aluno. Nem todo o currículo estabelecido para o aluno é atrativo e o fato dele buscar pesquisar a partir do seu interesse mobiliza a busca do conhecimento”, enfatiza.

Mostra do Conhecimento

O tema que mobiliza a pesquisa da Mostra do Conhecimento é relacionado com a temática trabalhada pela ONU como ano internacional. Dentre os temas abordados estão o papel socioeconômico da mulher rural; comparativo entre a valorização pré-histórica e a atualidade; atividades complementares na agregação de renda; violência contra a mulher no contexto das regiões rurais; aplicação dos direitos da mulher; a integração e sororidade no ambiente feminino rural; as mulheres indígenas; acesso à saúde; descobertas de campo e plantas medicinais; direitos e desigualdades sociais; além de características empreendedoras da mulher em pequenas propriedades são temas que foram estudados e estão sendo apresentado na Mostra.

Neste dia 18 de setembro, são apresentados 12 trabalhos e na quarta-feira, dia 19 de setembro, serão outros 6 trabalhos em exposição na Mostra do Conhecimento do Integrado UPF. Além da visita de estudantes do Integrado UPF, a Mostra recebe visitantes externos das escolas St Patrick e Fagundes dos Reis.