Extensão

A justiça e a democracia são discutidas em curso de extensão da UPF

01/09/2020

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Encontros virtuais acontecem nos meses de novembro e dezembro

O conceito moderno de sociedade democrática refere uma forma voluntária de organização entre pessoas livres e iguais. No propósito de garantir seus interesses e necessidades, elas atribuem umas às outras um conjunto de direitos fundamentais. Pensando em oferecer uma formação sobre o assunto, que a Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Justiça e Democracia: perspectivas filosóficas”.
 
Profissionais e estudantes de Direito, Serviço Social e Educação, além de membros de movimentos sociais, gestores públicos e privados e a comunidade em geral podem se inscrever AQUI. O curso ocorre de 05 de novembro à 3 de dezembro, com encontros virtuais e atividades nas quintas-feiras, das 19h às 21h.
 
As aulas serão ministradas pelos professores Dr. Andrei Luiz Lodéa, Me. Jelson Becker Salomão, Me. Dalmir Franklin de Oliveira Junior e Dr. Marcio Renan Hamel. Nos quatro módulos da formação, eles abordarão temas sobre os pensadores John Rawls, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Dentre essas temáticas, está o liberalismo e a garantia de direitos e deveres, a concepção deliberativa de justiça, e a congruência entre realidade social e exigências normativas.
 
Segundo os organizadores, o curso de extensão “Justiça e Democracia: perspectivas filosóficas” oportuniza um estudo sistemático acerca da importância e da necessidade de uma concepção esclarecida de justiça para a estruturação e o funcionamento do arranjo institucional fundamental da sociedade.