3ºe 4º anos

Máscaras no vazio: à procura de um rosto

A prática leitora, voltada para alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, apresenta o conto “O rosto atrás do rosto”, de Marina Colasanti, como fio norteador da atividade. Por meio do teatro de sombras, que explora nuances de claro-escuro dialogando com a narrativa, os alunos são convidados a refletirem sobre a relação que as pessoas estabelecem com sua própria imagem e a maneira como ela é percebida pelo outro, aceita ou rejeitada de acordo com os padrões impostos pela sociedade.

A partir dessa história, que traz elementos dos contos de fada, ambientado por guerreiros, castelos e casamentos imperiais, também são apresentados outros contos que se assemelham, como A Bela e a Fera, O sapo e a princesa, O corcunda de Notre Dame, o mito de Eros e Psiquê e um trecho do filme Shrek 2, em que Fiona decide abandonar sua forma humana de princesa para se transformar em ogra e viver ao lado de Shrek. Durante a atividade, os alunos conversam sobre suas percepções em relação ao “feio” e o ao “belo”, relacionando com as imagens dos personagens das histórias e com pessoas em seu entorno.

Na sequência os alunos são convidados a ler livros relacionados às histórias apresentadas durante a atividade e desafiados a jogar o app A Bela e a Fera da Disney no tablet.