Arquitetura e urbanismo é antes de tudo acreditar em um mundo melhor. O profissional busca soluções para problemas reais do espaço cotidiano. O curso prepara você para a utilização dos avanços tecnológicos nos seus aspectos materiais e imateriais. Aqui no curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF você sai preparado para transformar o seu mundo e a sua comunidade. Nosso egresso é completo não apenas nos aspectos técnicos da profissão, mas também psicológicos, sociais, econômicos e sociais. Isso o converte em um agente da evolução, protagonista social, e definidor do futuro do espaço construído.

Oportunidades de estágio: os acadêmicos dispõem de variadas oportunidades de estágio dentro e fora da Instituição. O aluno pode direcionar seu aprendizado por meio de estágios em projetos de pesquisa ou extensão, assim como usufruir do programa de estágios da Universidade, o Projeto Parceria Educação e Trabalho (Propet), que oferece estágios nos escritórios de arquitetura e urbanismo da região.

Programa de intercâmbio acadêmico internacional: em 2012, o curso obteve o reconhecimento internacional no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), mediante acordo firmado entre os Ministérios de Educação da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia e da Venezuela. O reconhecimento resulta de um processo de avaliação por meio do qual a qualidade acadêmica do curso é certificada, atestando que as graduações satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional do Mercosul na excelência do ensino universitário, creditando o curso de Arquitetura e Urbanismo ao Programa Marca. 

O curso disponibiliza, também, o intercâmbio acadêmico por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades e do Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac).

Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc): O Naduc visa à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, voltando-se à interação do ensino, da produção e do atendimento às demandas da sociedade, com justiça, equidade e sustentabilidade. Para tanto, procede ao desenvolvimento e à aplicação de técnicas e tecnologias no campo da arquitetura e do urbanismo, junto à comunidade local e regional, fortalecendo o caráter comunitário da Fundação Universidade de Passo Fundo.

Cumpre o papel de promover diálogo entre os saberes construídos na Universidade e nos diferentes contextos sociais, buscando a superação dos problemas de forma coletiva, participativa e democrática, com vistas a promover o crescimento científico, social e ético na perspectiva dos direitos humanos e da sustentabilidade econômica e social.

Dessa forma, proporciona aos alunos e professores uma integração da prática acadêmica com a prática profissional, aproximando o acadêmico do contexto social e urbano, local e regional.​
Semana de Bancas da Arquitetura e Urbanismo: durante o evento, os alunos apresentam seus projetos a uma banca de professores, com convidados externos, para avaliar e recomendar ações posteriores. Paralelamente, acontecem oficinas e minicursos de qualificação discente, com o objetivo de complementar os conhecimentos da formação profissional.

Viagens de estudo: o curso trabalha com a prática do ensino aliada à experiência in loco, por meio de viagens de estudo que possibilitam ao acadêmico a experimentação e a vivência em locais com arquitetura e urbanismo consagrados.