Ensino

Graduação híbrida: estude na UPF no seu ritmo e no seu tempo

03/03/2023

08:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Universidade está com inscrições abertas para quatro cursos na modalidade à distância

A procura por cursos de graduação à distância aumentou de forma considerável no Brasil. A expansão dessa modalidade de ensino pode ser observada nos dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), que mostram que o número de ingressantes no ensino à distância quadruplicou na última década. Atenta às demandas do mercado e às mudanças da sociedade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece quatro opções de cursos nessa modalidade. 

Diferente da graduação presencial, em que o período letivo ocorre por semestres, o cronograma de ingresso dos cursos híbridos é realizado em quatro bimestres ao longo do ano. Até o dia 24 de abril, estão abertas as inscrições para o segundo módulo dos cursos de Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B).  Inscreva-se AQUI

O processo seletivo é feito por meio de duas modalidades: prova de redação on-line ou aproveitamento da nota da redação do Enem. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site upf.br/ingresso, mediante o pagamento de taxa de R$30,00.

Estude no seu ritmo e no seu tempo

A Graduação Híbrida UPF proporciona ao estudante a praticidade do ensino remoto aliada às experiências do presencial, com interação entre professores e estudantes, além de conteúdos para o acadêmico acessar de acordo com o seu próprio tempo. O objetivo é proporcionar um aprendizado em rede, com a interação e a infraestrutura de uma Instituição com mais de cinco décadas de história.

Saiba mais sobre os cursos

Agronegócio
O bacharelado em Agronegócio forma profissionais preparados para atuar na gestão de empresas rurais, cooperativas, agroindústrias, operadores logísticos, organizações comerciais do atacado e varejo e entidades ligadas ao setor, bem como nas diferentes instituições da administração pública, incorporando as principais tendências e competências comportamentais, de gestão e técnicas exigidas pelo mercado.

Campus: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi e Soledade

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é uma graduação de curta duração, podendo ser concluída em apenas três anos. O curso forma profissionais preparados para fazer a análise, o projeto e o desenvolvimento de sistemas de software, que solucionam problemas do mundo real, condizentes com as necessidades do cliente. O curso ainda disponibiliza uma certificação intermediária de Programador de Sistemas de Computador ao estudante que concluir os três primeiros semestres, contribuindo para o ingresso no mercado de trabalho.

Campus: Carazinho, Casca, Soledade, Lagoa Vermelha e Sarandi

Pedagogia
A licenciatura em Pedagogia forma professores preparados para atuar na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais), na Coordenação Pedagógica, na Gestão Escolar e na Coordenação de Projetos Educacionais em espaços formais e não formais de Educação.

Campus: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade

Serviço Social
O bacharelado em Serviço Social forma Assistentes Sociais, preparados para intervir na realidade das políticas públicas e fazer a diferença na vida das pessoas e da sociedade. O profissional será capaz de promover a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais.

Campus: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Sarandi, Soledade