O currículo híbrido é atual, dinâmico e flexível. Oportuniza momentos teóricos e práticos ao longo de toda formação. Todos os professores são mestres ou doutores, apresentam experiência profissional e possuem longa trajetória no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. 
 
O curso é reconhecido regionalmente pelo compromisso com a qualidade da formação de futuros assistentes sociais, preparados para intervir na realidade das políticas públicas e fazer a diferença na vida das pessoas e da sociedade. 
 
Os estágios curriculares estão localizados no final do curso e são desenvolvidos nas redes de saúde, assistência social, educação, habitação, na área sociojuridídica, entre outras; em diferentes espaços, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), hospitais de referência, Centros de Atenção Psicosocial (CAPS), Apaes, Fóruns, escolas, Organizações Não Governamentais e muitas outras instituições.

No processo de formação os alunos experenciam a construção de tecnologias sociais que transformam vidas de pessoas que vivenciam situações de discriminação e preconceito, pobreza, violência e tantas outras questões presentes em nossa realidade. A nossa formação, alinhada com essa dimensão inovadora na área, é um diferencial do curso.
 
Importante dizer também, que o currículo do Curso de Serviço Social, por tratar-se de uma profissão da área da saúde, está integrado com os outros cursos da área, o que possibilita uma melhor preparação para os cenários que o formando encontrará no mercado de trabalho já que atuamos em conjunto e de forma interprofissional. Isto só é possível por estarmos em uma universidade.

 

Você preparado!

O curso híbrido permite ao estudante maior flexibilidade de tempo e de espaço, aliando aulas presenciais com aulas remotas (online), sempre em interação com o professor, além de atividades a serem desenvolvidas pelo estudante em horários de sua escolha.

 

Você seguro!

Disciplinas do curso de Serviço Social contam com playlist de vídeos, e-book, playlist de áudio, encontros presenciais, tendo destaque a dinâmica das vivências profissionais onde os alunos têm contato com assistentes sociais nos seus campos de atuação profissional ao longo dos módulos de ensino.

 

Você capacitado!

O curso de Serviço Social forma Assistentes Sociais capazes de:

- Intervir e compreender a realidade social;

- Propor alternativas capazes de incidir na melhoria da qualidade de vida da população;

- Formular e Implementar propostas de intervenção que enfrentem às expressões da questão social;

- Promover o exercício pleno da cidadania;

- Promover a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

- Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

- Contribuir para viabilizar a participação da população nas decisões institucionais;

- Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;

- Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais; prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

- Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;

- Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

 

Quer saber os diferenciais do ensino híbrido?

Imersão

  • Disciplinas marcadas pelas vivências nas comunidades e em diferentes políticas públicas;
  • Curricularização da extensão e da pesquisa que trazem para a sala de aula a vida profissional em movimento e em tempo real;
  • Estágios em espaço real de trabalho, acompanhados por professores e por profissionais assistentes sociais;

Flexível

  • Aulas presenciais uma vez por semana;
  • Contato e interação direta com professores doutores e mestres, tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas remotas online que ocorrem em tempo real;

 

Multidisciplinar

  • Disciplinas ministradas por professores com formação e experiência em diferentes áreas do conhecimento;
  • Vínculo entre ensino/pesquisa/extensão que promove o diálogo interprofissional e interdisciplinar;
  • Vivência em projetos de extensão e de pesquisa que envolvem professores e estudantes de diferentes cursos e áreas;

Você pode ir mais longe!

A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades.

 

O Universo UPF não para por aí!
Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

 

Bolsas e Financiamentos

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF