Ensino

Residências Multiprofissionais qualificam e abrem porta para profissionais da área da saúde

18/10/2023

11:20

Por: Assessoria de Imprensa

A prática aliada à teoria torna a formação dinâmica e conectada com a realidade. Inscrições estão abertas

Qual caminho seguir após a graduação? Muitos estudantes não veem a hora de ingressar no mercado de trabalho, enquanto outros, escolhem seguir estudando e buscando diferentes tipos de aperfeiçoamento. As Residências Multiprofissionais em Saúde são uma forma de unir as duas coisas. Com caráter de curso de especialização lato sensu, as formações são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço.

As residências são uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa a formação de especialistas para atuar especialmente na saúde pública. A residência é o padrão de excelência na pós-graduação em saúde, na modalidade ensino-serviço, e o Ministério tem realizado seu fomento ao longo dos últimos anos, por intermédio de programas de concessão de bolsas. Em 2023, foram concedidas mais de 800 novas bolsas para os programas de Residência. 

Na Universidade de Passo Fundo (UPF), os Programas de Residência em Saúde são oferecidos em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos. Os residentes selecionados recebem do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09.

Roberta é egressa do Programa de Residência em Medicina Veterinária

Os egressos da área da saúde podem escolher entre a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer; Multiprofissional em Atenção ao Câncer; Multiprofissional em Cardiologia; além da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; e Residência Integrada em Medicina Veterinária, voltada para médicos veterinários. As formações são voltadas para profissionais dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Odontologia e Medicina Veterinária. 

Roberta Longhi é egressa do Programa de Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária e conta que a experiência abriu muitas portas, além de lhe proporcionar autonomia e segurança para atuar como profissional após sua formação. “A residência, sem dúvida, fez muita diferença na profissional que eu sou hoje, agregou muito Adquiri muito conhecimento, muita segurança e muita responsabilidade com a residência. Só quem faz mesmo para saber o tanto que essa experiência agrega nas pessoas, eu faria tudo de novo, porque com certeza foi muito marcante na minha vida, foi um período muito bom, de muito conhecimento e muitas amizades”, destaca. 

Graziela é egressa do Programa de Residência em Cardiologia

A possibilidade de qualificação e aperfeiçoamento também foi o que levou a psicóloga Graziela Carolina Garbin Zamarchi a optar pelo Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia. Durante sua formação, pode realizar diferentes atividades, como o atendimento aos pacientes e familiares, discussões de caso com preceptoria e equipe multiprofissional, atividades de promoção da saúde, apresentação de trabalhos em eventos científicos e formações teóricas. 

Graziela também conta que pode desenvolver intervenções em diversos cenários hospitalares, como UTI, emergência, hemodinâmica e unidades de enfermaria, além da inserção na Atenção Básica de Passo Fundo, e descreve a experiência como um divisor de águas na sua trajetória. “Acredito que o formato da residência - ensino em serviço- proporcionou o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à colocação profissional almejada. Também, pude aprender a trabalhar com profissionais de diferentes áreas e a reconhecer a imprescindibilidade do cuidado aos pacientes/familiares baseado em uma perspectiva ampliada de saúde”, pontua a profissional que hoje atua a Psicóloga Hospitalar no Hospital de Clínicas de Passo Fundo e também trabalha com a formação dos residentes no HCPF, por meio da preceptoria e da docência.

Processo Seletivo
Para conquistar uma vaga em um dos Programas de Residência em Saúde, os candidatos devem participar do processo seletivo que é constituído de duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é a prova escrita teórico-objetiva composta de 40 questões, a ser realizada em 3 de dezembro; a segunda contempla a arguição oral do memorial descritivo e a análise do currículo e ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro. 

As inscrições para quem deseja participar da seleção podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 13 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse.