Geral

Projeto Onde Você Mora busca levar o jornalismo cidadão às comunidades de Passo Fundo

06/04/2022

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Iniciativa desenvolvida pelo curso de Jornalismo UPF busca integrar a comunidade e divulgar as atividades, vivências e apresentar os bairros da cidade para toda a população

 

Aproximar a comunidade dos espaços e atividades desenvolvidas dentro da graduação sempre foi um dos objetivos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), e isto não é diferente para o projeto “Onde Você Mora”, realizado pelos estudantes da disciplina de Jornalismo e Cidadania.

A disciplina, ministrada pela professora Me. Fabiana Beltrami, tem a ideia de trabalhar o jornalismo cidadão de forma a integrar a comunidade e divulgar as atividades da localidade visitada. Para cumprir esta meta, as atividades buscam mostrar a vivência dos bairros visitados, conhecendo a associação de moradores, problemas e pontos fortes, com o objetivo de pôr o acadêmico nesta experiência. 

O projeto ganhou vida em 1999 a partir de atividades realizadas dentro da graduação, com objetivo de ser uma ponte entre a comunidade e o poder público, além de produzir um programa semanal de rádio, que ia ao ar todo domingo.

“Nosso objetivo sempre foi trazer temáticas e discutir elas, para comunicar e informar sobre as questões importantes dentro da sociedade, envolvendo cidadania, democracia, justiça social, entre outros pontos”, comenta Fabiana.

Agora, com a volta das atividades do Onde Você Mora, mas desta vez inserido dentro do curso de Jornalismo e na vivência do século XXI, o conteúdo saiu de um horário nobre de rádio para ganhar as mídias digitais e plataformas de podcast. Voltado aos conteúdos que abordam temas ligados à cidadania, os conceitos trabalhados em aulas teóricas vão às práticas do dia a dia da profissão, com as visitas aos bairros de Passo Fundo.

“A ideia é botar aquela experiência vivida lá atrás pelo Onde Você Mora, que era no rádio, para a atualidade das plataformas de hoje e discutir os conceitos destas plataformas para também atingir a comunidade”, explica a professora.

Visita a comunidade 

A primeira visita à comunidade ocorreu na última quinta-feira, 31 de março, no loteamento Leonardo Ilha. Na visita, os estudantes conversaram com a comunidade, buscando entender os problemas do local, as necessidades e como a comunidade pode evoluir.

A acadêmica que faz parte do projeto, Roberta Scolari, comenta como a atividade vai ajudar na formação profissional, além de ser muito importante por criar um vínculo com a comunidade. “Com esse desenvolvimento do projeto, podemos ter essa vivência com a comunidade antes de irmos, de fato, para o mercado de trabalho, além de ser uma atividade importante por colocar o bairro visitado em destaque”, completa.