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Dia Nacional da Educação Infantil: desafios e perspectivas

25/08/2020

09:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Primeiro passo para o processo de aprendizagem, a Educação Infantil é considerada fundamental para o desenvolvimento das crianças

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e nesta terça-feira, dia 25 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. Considerada o primeiro passo para o processo de aprendizagem, a área, que atende crianças de zero a cinco anos, é considerada um período fundamental para que as crianças sejam estimuladas para que adquiram o gosto de ler, estudar e aprender com cada novidade.

Com a estimulação o interesse se expande, mantendo o desejo para que o aprendizado seja contínuo. De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Me. Silvia Maria Scartazzini, é na Educação Infantil que cada pequena descoberta se torna um grande aprendizado

Nesse momento de pandemia da Covid-19, com as aulas estão suspensas, há uma proposta do governo do Estado para o retorno gradual das atividades, começando pela Educação Infantil nas regiões com bandeiras amarela e laranja. “A orientação de retornarmos às aulas presenciais pelas pontas, sendo uma delas a Educação Infantil, apresenta uma diversidade de justificativas, que se modificam significativamente, dependendo do lugar e interesses de quem se pronuncia. Acredito que esta orientação deva vir da comunidade científica da área da saúde, o que não significa ficarmos estagnados, precisamos nos preparar para o retorno, considerando desde a estrutura física, formação dos profissionais da educação, interlocução e preparação das famílias e principalmente das crianças”, explicou a professora.

Desafios para retomada das aulas

Há quase cinco meses com as aulas suspensas devido a pandemia, um dos principais entraves para o retorno das aulas, além de não haver uma vacina disponível para imunização da população, é que as crianças não teriam a consciência da importância de manter o distanciamento, e muitas, por estarem na fase oral, acabam compartilhando brinquedos e os levando até a boca. “Os maiores desafios que encontraremos no retorno em meio a este contexto de pandemia certamente estarão relacionados aos comportamentos que habitualmente caracterizam as relações entre os sujeitos – chegadas e saídas sem beijos e abraços, acalmar uma criança sem poder aconchegá-la -, e a interação que caracteriza o brincar, uma das principais ações da infância – limitar brincadeiras evitando o toque e a proximidade, impedir a troca natural de brinquedos”, destacou Silvia.

Conforme a professora, cada pequeno detalhe será um grande desafio que os profissionais precisarão aprender a conviver. “A grande vantagem da infância é a capacidade de usar a imaginação, e esta poderá ser um importante aliado na organização pedagógica do retorno às aulas”, disse.

UPF oferece formação na área

A UPF oferece a formação para a atuação docente na Educação Infantil por meio do curso de Pedagogia. O curso inclui formação acadêmica que possibilita o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas dos cursos de ensino médio – modalidade normal, na área de serviços e apoio em espaços escolares e não escolares, bem como para exercer atividades de organização e gestão de sistemas em instituições de ensino. Além disso, a formação possibilita atuação em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. “Articulado no tripé ensino, pesquisa e extensão o currículo prevê disciplinas com abordagem específica para a Educação Infantil, bem como a vivência da docência em espaços de escolarização infantil”, afirmou a coordenadora do curso.

O curso de Pedagogia da UPF conta com infraestrutura adequada para o ensino, por meio do Programa Brinquedoteca, do Laboratório de Aprendizagens Lúdicas para vivências teórico-práticas acerca dos fazeres na educação infantil, contando também com demais espaços e programas que promovem a formação de qualidade para atuação profissional.

Estimulação em casa

Enquanto as aulas não retornam, é importante que pais promovam atividades que envolvam a criança contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem infantil. Conforme a professora Silvia, as atividades implicam em constituir um cotidiano familiar em que se apresentem momentos significativos de brincar para os pequenos nas diferentes idades que compõem a infância.

 

Que tal algumas dicas ao propor brincadeiras para as crianças?

- ofereça materiais e objetos como suporte do brincar: utilize materiais que mobilizem estratégias de pensamento e ações, em que as crianças se façam perguntas ao manuseá-los, desde “O que é isso?”; “O que eu posso fazer com isso?”, ou “ No que isso pode ser transformado?”; As crianças estarão, desta forma, operando com possibilidades, desenvolvendo a criatividade e evitando a repetição de brincadeiras. Certamente, uma excelente escolha de materiais são aqueles apanhados na natureza como folhas, galhos, pedras, lama.

- viver a realidade em imaginação, de faz-de-conta: neste tipo de brincar é necessário oferecer aos pequenos recursos lúdicos que possam ser usados para muitos e diferentes propósitos, que lhes permitam “ensaiar para o mundo real”, Para essa forma de brincar as vivências com os adultos de atividades cotidianas como, cozinhar, arrumar o quarto, plantar no jardim, tornam-se conhecimentos que ajudam as crianças nas brincadeiras lúdicas.

- brincar de jogos em que as crianças possam criar e viver regras: cabem aqui os jogos estruturados, em diferentes formato e suportes, e também aqueles em que os pequenos se constituam em investigadores, criando hipóteses e investindo em descobertas, “O que aconteceu com a minhoca que está dura na calçada?”. Objetos da cozinha, materiais reciclados, são coleções que além de divertir os pequenos possibilitam que, ao classificá-las, possibilita que as crianças façam conexões cognitivas, pensem criativamente.

- conversar com os pequenos, contar histórias para eles: incentivar que façam narrativas de vivências, expliquem regras de brincadeiras, recomponham receitas, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

- manter o movimento corporal: dançar, cantar, pular, divertir-se sempre.