Estudante
Exercício de Monitoria
Pela Resolução Consun nº 08/2012, a monitoria é uma função de apoio didático-pedagógico exercida por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo, com o objetivo de qualificar o processo de aprendizagem por meio de atividades de auxílio ao docente. A admissão de monitores obedece aos seguintes critérios:
a) O professor responsável pela disciplina elabora plano de monitoria, contendo justificativa, atividades, funções, critérios de seleção e avaliação e número de vagas por disciplina;
b) O plano de monitoria é apreciado pela Coordenação de curso ou área, com a direção da unidade a que pertence a disciplina.
Quando aprovado o plano, a unidade de ensino abre as inscrições, por edital, divulgando as disciplinas, as vagas oferecidas, os critérios e as modalidades de seleção, bem como as atividades e os horários do exercício da monitoria. Para a seleção, que é feita pelo professor da disciplina, podem se inscrever, em Intranet UPF/Processos Eletrônicos, alunos nela já aprovados e que tenham compatibilidade de horário entre o exercício da monitoria e as aulas das disciplinas em que estiverem matriculadas. A monitoria não gera vínculo empregatício, e perde o direito de seu exercício o aluno que incorrer em falta disciplinar prevista no Regimento geral, que não cumprir o plano de monitoria, ou que trancar a matrícula. Quando cumprido o tempo de monitoria, o aluno tem direito a certificado de exercício da função.