Extensão

Uso adequado de equipamentos e produtos é tema de formação do Agro Plus

01/08/2023

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: João Lucas da Silva

O Agro Plus, programa liderado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), é coordenado no Rio Grande do Sul pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre as ações promovidas pela iniciativa, estão espaços de formação e qualificação dos produtores. No mês de julho, a equipe promoveu mais uma etapa desses momentos com o curso “Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos NR 31”. 

De acordo com a coordenadora do programa, professora Dra. Nadia Lângaro, o objetivo é auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, resíduos, construções rurais, saúde, segurança no trabalho rural. Neste curso, especificamente, o foco esteve na regulamentação e regras para aplicação na prática de produtos químicos. A atividade contou com professores, produtores, estudantes e bolsistas do Agro Plus. “O curso buscou levar informações sobre a proteção do trabalhador rural na aplicação dos herbicidas e inseticidas na lavoura, frisando a importância do uso de EPIS e também na eficiência com o uso adequado do produto”, comentou.

Na aula prática, os participantes também receberam formação sobre cuidados em relação a aplicação, volume de calda, tipo de bico para cada algo a ser aplicado e cada cultura que precisa ser protegida contra fungos ou patógenos. “Nosso objetivo é levar ao conhecimento a importância da proteção do trabalhador, das propriedades e dos produtores. Queremos que o produtor esteja nas conformidades das leis e normas que regulam o fazer dentro das propriedades, desde o meio ambiente, passando pelo uso adequado de equipamentos e até a orientação quanto a relação de trabalho existente nas propriedades”, observa.