Pesquisa e Inovação

Egressa da UPF é indicada ao Prêmio Personagem Soja Brasil

22/02/2022

11:08

Por: Assessoria de Imprensa

A engenheira agrônoma Fernanda Viacelli Falcão, concorre ao Prêmio, considerado a maior honraria do setor. Votação está aberta até o dia 29 de março

A produtora rural e engenheira agrônoma Fernanda Viacelli Falcão, egressa do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), é uma das indicadas ao Prêmio Personagem Soja Brasil 2021/2022, concurso cultural organizado pelo Projeto Soja Brasil, do Canal Rural. Este prêmio é considerado a maior honraria do setor. Concorrem ao título, produtores rurais que se destacam pela história no cultivo do grão e no manejo bem-sucedido, bem como pesquisadores que atuam no desenvolvimento da cultura no país. A votação ocorre até o dia 29 de março, AQUI.

Fernanda é de Passo Fundo e formou-se em 2006 na UPF. É produtora rural e gerente técnica das Sementes Falcão, sendo da terceira geração da família. A paixão pelo campo começou bem cedo. “Quando ainda era criança e acompanhava meu pai Humberto nas atividades da fazenda. Sempre fui apaixonada pelo campo”, comenta a produtora rural.

Conhecimento adquirido na faculdade colocado em prática
A fazenda da família, localizada em Sarandi/RS, é voltada para a produção de sementes de soja, trigo e aveia branca e é referência na gestão da sustentabilidade dos sistemas produtivos. Isso também se deve muito à engenheira agrônoma, que vem intensificando as ações de manejo conservacionista iniciadas pela família na década de 1980 e foi responsável pela introdução dos preceitos de agricultura de precisão na propriedade. “Minha atividade está diretamente ligada a parte técnica, no gerenciamento de lavouras para produção de sementes de soja, trigo e aveia branca. Em 2004 iniciamos com agricultura de precisão na propriedade, em um trabalho que iniciei durante a faculdade”, revela a egressa da UPF.

Sustentabilidade dos sistemas produtivos
As práticas de Agricultura Conservacionista sempre estiveram presentes na fazenda, desde 1982, com o início do Sistema Plantio Direto, com o objetivo de preservar, manter ou recuperar os recursos naturais, mediante o manejo do solo, da água e da biodiversidade. “Isso é feito através da aptidão agrícola das terras, da capacidade de uso do solo, da preservação dos restos culturais, da diversificação das culturas, da agricultura de precisão e das obras mecânicas, como o sistema de Terraceamento Base Larga em Nível para Sistema Plantio Direto, implementado na propriedade em 1997”, comenta a engenheira agrônoma.

Reconhecimento
O Prêmio Personagem Soja Brasil visa valorizar pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e que possuem uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e a história da soja no Brasil. As indicações partem dos parceiros técnicos do projeto. “Ter sido indicada ao Prêmio Personagem Soja Brasil, de fato, foi uma surpresa para mim. Esta indicação é o reconhecimento de muita dedicação e trabalho, ainda mais vindo de uma Instituição tão importante para o desenvolvimento do país como a Embrapa Soja”, declara Fernanda.