TecnoAgro, UPF e Prefeitura de Passo Fundo firmam parceria para fomentar sistema de irrigação subterrânea na região
24/07/2025
16:34
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Michel Sanderi/Prefeitura Municipal de Passo Fundo
A técnica possibilita o aumento da produtividade aliado à descarbonização da produção agropecuária
A Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e da Agroenergia (Tecnoagro), sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fndo - UPF Parque, assinou um Termo de Fomento para a implementação de um sistema de gotejamento subterrâneo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, na quarta-feira, 23 de julho.
A tecnologia, desenvolvida em Israel, consiste na instalação de tubulações com gotejadores abaixo da superfície do solo, o que permite uma irrigação mais precisa e eficiente, reduzindo perdas por evaporação e desperdício de água. A técnica ainda apresenta benefícios como o aumento da produtividade, a redução de custos e a adaptabilidade a diferentes terrenos.
Inserida em um ecossistema de inovação acadêmica, a iniciativa abrirá espaço para uma ampla gama de pesquisas científicas, geração de conhecimento técnico e capacitação de produtores rurais e profissionais do setor em toda a região norte do Rio Grande do Sul.
Usina de amônia verde
Conforme Ricardo Fantinelli, presidente do TecnoAgro e gestor do UPF Parque, a proposta vem em sintonia com o anúncio da construção da usina-escola de amônia verde, projeto pioneiro no Brasil e na América Latina, que ficará sediado no Passo Fundo Valley, no Campus I da UPF, cujas obras devem iniciar em 2026. A usina irá produzir fertilizantes nitrogenados, que poderão ser utilizados no novo sistema de irrigação, reduzindo a pegada de carbono da produção agropecuária.
A iniciativa reforça o compromisso da Universidade e suas parceiras na aplicação do conhecimento juntamente a setores importantes da economia da região, para fomentar o desenvolvimento sustentável.
Notícias relacionadas