Universidade

Acadêmica de Direito conquista segundo lugar em Concurso de Redação da Justiça Eleitoral

30/11/2023

14:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Mais de 500 redações de todo o país foram avaliadas, e os ganhadores puderam visitar Brasília e conhecer o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal de Justiça

Brenda Basso, estudante do segundo semestre do curso de Direito, foi uma das vencedoras do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral. O concurso foi destinado para dois públicos: jovens de 15 a 17 anos, que era o caso de Brenda, e para idosos com 60 anos ou mais. O público mais jovem foi convidado a discorrer sobre o tema “Meu Voto, a Democracia, o Futuro do Brasil”, enquanto o público com mais de 60 discorreu sobre “O voto, a democracia e a minha trajetória”.

A primeira etapa do concurso iniciou no segundo semestre de 2022, e recebeu 1.035 inscrições de todos os estados do Brasil. Dessas inscrições, 566 artigos foram submetidos à avaliação. Nessa avaliação, 21 textos foram enviados por idosos e outros 545 eram de jovens.

Com a redação “O poder de mudança social da juventude aliada à política”, Brenda conquistou o segundo lugar no concurso. Quando se inscreveu, ela ainda estava no ensino médio, porém já aspirando o curso de Direito como seu próximo passo. 

A acadêmica conta que a experiência foi muito enriquecedora, pelo fato de poder discutir um tema tão importante para o direito brasileiro, que é a democracia. Ela também teve a oportunidade de viajar para Brasília para a solenidade de premiação, e conhecer o Tribunal Superior Eleitoral e também o Tribunal de Justiça. “Ter participado desse concurso foi muito importante para a minha vida acadêmica, porque através dele eu consegui ter a vivência mais próxima de como é a vida de um advogado, de o que eu posso ser como futura advogada” conta a estudante.