Universidade

Professor da UPF é homenageado pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo

09/11/2023

11:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Vinícius Toazza recebeu a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo do município

O professor do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Me. Vinícius Francisco Toazza recebeu, nessa quarta-feira, 8 de novembro, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Advogado, professor universitário e diretor-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), ele foi homenageado com a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis.

A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora, por meio dos vereadores Evandro Meireles (PTB) e Michel Oliveira (PSB), e aprovada em plenário por unanimidade. Conforme os proponentes, o objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados por Vinícius à comunidade passo-fundense na área social.

Na tribuna, Evandro Meireles destacou as origens humildes e a influência dos pais de Toazza para a formação de um cidadão engajado com as causas sociais e o voluntariado. O vereador enalteceu o trabalho realizado à frente da Apac, bem como o comprometimento com os direitos humanos e com a ressocialização de presos. “Vi todo o teu crescimento, o teu empenho, a tua dedicação pensando no próximo, vencendo as barreiras para chegar aonde chegou, fazendo um trabalho fundamental para a nossa sociedade”, disse o vereador.

O vereador Michel Oliveira também exaltou a trajetória do homenageado. “A capacidade de liderar consiste na pessoa influenciar e capacitar outras pessoas a fazer acontecer. E isso a gente vê no Vinícius, uma liderança que consegue reunir juízes federais, de várias outras áreas, autoridades, professores, todos os tipos de profissões e pessoas, e todos se sentem representados por ti. Continue cada vez mais fazendo esse maravilhoso trabalho que você faz sem querer nada em troca, apenas pelo simples objetivo de ver as vidas sendo transformadas através da tua”, pontuou Michel, ao mencionar que com muito esforço, o professor conquistou o diploma na faculdade de Direito e hoje, como professor universitário, ajuda a formar outras pessoas para a realização deste sonho.

Ao fazer o discurso de agradecimento, Vinícius fez referência à sua família, em especial à mãe e à memória de seu pai. Segundo ele, foram eles que o levaram a uma trajetória de solidariedade e serviço de extensão ao próximo. “Desde muito cedo a minha família se envolveu nas ações sociais da comunidade e acho que isso que faz correr nas minhas veias o desejo e a vontade de estar sempre presente e participante da comunidade, estendendo aquilo que me foi dado, os dons e as possibilidades que o mundo me proporcionou, para que eu possa colocar isso a serviço das pessoas”, afirmou.

O professor ainda fez referências a pessoas que compartilham os desafios na área social e que de alguma maneira participaram de sua formação e trajetória. "Preciso mencionar o papel fundamental da UPF, que me abraçou como uma casa. A Universidade me oportunizou um verdadeiro universo, tive a oportunidade de fazer estágios, práticas, participar de grupos de pesquisa, fazer a faculdade e o mestrado com bolsa e hoje me sinto muito honrado de fazer parte desse corpo docente, desse grupo seleto e maravilhoso de professores que fazem a diferença na formação de muitas pessoas e autoridades jurídicas", comentou.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Grando (MDB), Vinicius Toazza é merecedor da Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis. “É justa e correta essa proposta dos vereadores Meireles e Michel. A Câmara de Vereadores se sente honrada em conceder esse título, que é a maior honraria prestada em Passo Fundo”, completou.