Perguntas frequentes

Elementos importantes sobre a organização do semestre 2020/2

Como funcionará o calendário acadêmico?

As aulas do semestre 2020/2 iniciam no dia 17 de agosto e encerram no dia 15 de dezembro, para os cursos de graduação. Para os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, as aulas seguem até o dia 22 de dezembro. O curso de Medicina tem calendário diferenciado.

Quais as plataformas utilizadas?

As disciplinas com atividades remotas utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do Moodle, preferencialmente, ou do Google Classroom. Para as interações em tempo real, deve-se fazer uso do Google Meet ou de outra plataforma, informada previamente.

Todas as aulas práticas serão realizadas de forma presencial?

As disciplinas teórico-práticas e com créditos exclusivamente práticos terão seu caráter prático avaliado por cada curso, juntamente com os professores responsáveis, visando à possibilidade de sua realização na modalidade remota, de forma total ou parcial. As disciplinas que necessitarem de aulas presenciais observarão o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – Covid-19, disponível aqui.

E o ensino remoto emergencial?

Para o segundo bimestre de 2020/2, a partir do dia 17 de outubro, será avaliada a continuidade do modelo híbrido ou o retorno à presencialidade, o que está condicionado às orientações e autorizações emitidas pelas esferas governamentais competentes e à análise da conjuntura regional e institucional.

Como serão aplicadas as provas e exames?

No período remoto, as avaliações serão aplicadas considerando os recursos tecnológicos disponíveis, os objetivos pedagógicos, os conteúdos desenvolvidos e o uso de diferentes instrumentos de avaliação do conhecimento. Enquanto perdurar o ensino remoto, os exames finais também serão neste formato. Os exames das disciplinas práticas, quando envolverem manipulação ou laboratório, poderão ser aplicados presencialmente.

Como fica o andamento dos estágios?

Os estágios curriculares obrigatórios deverão ser avaliados visando definir sobre a manutenção de seu desenvolvimento presencial e/ou a realização de adaptações. Informe-se com seus orientadores. 

As bancas do TCC serão remotas?

As orientações e bancas de TCC ocorrerão de forma remota, exceto nas situações em que a presencialidade é imprescindível, seguindo os protocolos de prevenção.

Laboratórios, biblioteca e demais setores estarão abertos?

No Campus Central e também nos Campi, as estruturas de apoio ao ensino, como os laboratórios dos cursos e de informática, biblioteca e secretarias, estarão em funcionamento, porém com atendimento reduzido e restrição de acesso, em vista das medidas protetivas. Informe-se sobre os horários e capacidade de atendimento.

Dúvidas!

Acesse aqui (link) a Instrução Normativa 07/2020, que abrange os procedimentos completos para o semestre 2020/2, em caráter de excepcionalidade, decorrente do período de isolamento social para conter a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Aluno, pelo telefone (54) 3316-7007 ou pelo e-mail informacoes@upf.br.