Home

O incentivo ao esporte e à prática esportiva está entre as ações de destaque da Universidade de Passo Fundo (UPF). Do amador ao profissional, a Instituição incentiva o esporte, por meio do apoio a atletas e equipes de diferentes modalidades. Ciclismo, voleibol, caratê, triathlon, atletismo, judô, basquetebol e futebol são as modalidades dos atletas da UPF, vencedores em competições nacionais e internacionais.

Em modalidades individuais e coletivas, os atletas apoiados representam a Instituição e a região. “O incentivo aos atletas é marcado pelo sentimento de pertencimento, tanto da comunidade para com a UPF quanto da Universidade para com a comunidade que a acolhe. O investimento no esporte – tanto de caráter material ou de infraestrutura quanto de caráter emocional – leva ao reconhecimento de talentos e mostra aos jovens novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional. Além disso, essa relação ainda conduz ao respeito às diversidades e à produção de valores como a solidariedade, o respeito, a tolerância e a cooperação, valorizando a identidade cultural, promovendo processos de acessibilidade e inclusão. E tudo isso tem a cara da UPF!”, enfatiza a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

Além dos atletas, a UPF está engajada na promoção do esporte de diferentes formas. Por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, também são mantidos projetos como o Atleta do Futuro e o Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer. Para o vice-reitor Rogerio da Silva, iniciativas como estas, bem como o apoio prestado aos esportistas, demonstram o perfil comunitário da Universidade. “Temos percebido, ao longo do tempo, que, as respostas às grandes apostas que fazemos no esporte, em suas diferentes modalidades, são muito felizes. Isso nos faz ter certeza de que, enquanto instituição comunitária, estamos no caminho certo ao incentivar, mais do que o desporto, todo o desenvolvimento dele oriundo”, comenta o professor.

Os atletas contam com o apoio institucional na área de divulgação das participações em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais, por meio da Assessoria de Imprensa da Agência de Comunicação e Marketing, que proporciona ampla divulgação a partir de parcerias com veículos de comunicação de todo o estado, além dos meios próprios: UPFTV e rede de rádios. Os atletas apoiados pela Universidade também utilizam a estrutura da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) para aprimorar a preparação física para as competições.